Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Dezesseis de agosto é dia de São Roque e a cidade de Mariana, MG, se mobiliza para celebrar o santo que nasceu com uma marca em seu peito, uma cruz vermelha, provavelmente no ano de 1295.
São Roque era de família rica mas renunciou a tudo para cuidar dos pobres e dos doentes. Também é o santo padroeiro dos cães porque, segundo a tradição católica, ao contrair a peste que ele havia decidido combater, com medo de infectar outras pessoas, São Roque se isolou na floresta para morrer. Mas Deus veio em seu socorro, enviando-lhe um cachorro que lambeu suas feridas e lhe trouxe pão até ele se curar.
São Roque se tornou o Santo de devoção de muitos marianenses quando uma imagem sua chegou à antiga Vila de Nossa Senhora do Carmo, no final do Século XVIII, durante um surto epidêmico que estava dizimando grande parte da população. Na época, sua Igreja foi transformada em hospital e a imagem foi encomendada da França para reforçar a esperança e a fé na cura dos doentes. A imagem “São Roque, Anjo e Cachorro” chegou ao município em 1770 e foi colocada no altar lateral da Igreja de São Francisco de Assis.
O Dia de São Roque é celebrado hoje, terça-feira, 16 de agosto, e após a pandemia do Covid, muitos fiéis reforçaram ainda mais a fé no Santo. Às 18h30, uma procissão com a imagem setecentista de São Roque, recentemente restaurada, vai sair da Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, a Catedral da Sé, e seguir até o Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, haverá celebração de missa em louvor ao Santo e também um concerto com um quinteto de metais.
A imagem de “São Roque, Anjo e Cachorro”, juntamente com outras imagens também restauradas com recursos do COMPAT, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, por meio do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Mariana, deverão ficar expostas no Santuário de Nossa Senhora do Carmo até o término das obras do local original da sua permanência, que é a Igreja de São Francisco de Assis.
Foto: Comunicação da Prefeitura de Mariana