O Programa Educativo Iphan + 80 passou por Mariana e levou mais vida para a E. M. Dom Oscar de Oliveira, no bairro Cabanas. Os muros da unidade de educação foram pintados pelos estudantes da instituição, sob orientação dos artistas Anna Göbel e Chico Simões.
Nas intervenções artísticas, realizadas na segunda-feira (15) e terça-feira (17), foram retratadas paisagens da cidade, que tem uns dos cartões postais mais bonitos do país. Igrejas e casarios, manifestações culturais e animais foram elementos muito utilizados. As ações já aconteceram em Belo Vale, Congonhas e Ouro Branco.
Arte e educação
O Programa Educativo, realizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pretende apresentar uma nova forma de educação patrimonial, ao conectar a comunidade e a cultura local por meio da arte. Essa também é uma forma de fortalecer os laços com a tradição e a história da cidade.
A segunda etapa, prevista para os dias 25 e 26 de junho, oferece oficinas de formação para professores, agentes culturais e articuladores, com o intuito de propagar a iniciativa nas escolas e centros culturais. Além da formação, o projeto disponibiliza vídeos que caracterizam aspectos do patrimônio local.
ESCOLA M. DOM OSCAR
Local: R. Passagem de Mariana, nº 0 – Prédio Santa Rita de Cássia
Fonte: Assessoria Prefeitura de Mariana