A imunização contra gripe é a medida mais efetiva para a prevenção da Influenza grave e suas complicações. Com esse objetivo, a Secretaria de Saúde começa hoje, segunda-feira (23), a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra contra os três vírus gripais que mais circularam no Hemisfério Sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza C (H3N2). A campanha segue até o dia 22 de maio e não tem efeito de proteção contra o novo coronavírus.
Segundo o Secretário de Saúde, Danilo Brito, a vacinação é de extrema importância, principalmente para os grupos de risco. “Mesmo não sendo imunizante contra o coronavírus, a influenza também é grande responsável por doenças, então é importante que o público-alvo compareça. Nós estamos adotando medidas de segurança para que ela ocorra de forma segura para todos”. Ainda segundo Danilo os idosos acamados serão atendidos em suas residências.
Na primeira etapa, que está prevista para acontecer até o dia 15 de abril, serão imunizados os idosos com mais de 60 anos e os profissionais da saúde. Por conta da pandemia mundial, a Secretaria de Saúde realizará a partir de terça-feira (24), a campanha na Arena Mariana – localizada na Rua São Vicente de Paulo, 130 -, em regime de drive-thru exclusivamente para os idosos entre 7h30 às 15h30. A vacina será aplicada dentro do carro, evitando a exposição do usuário. Os profissionais de saúde devem se encaminhar ao Centro de Convenções, localizado na Av. Getúlio Vargas, no Centro, no mesmo horários e datas, para receberam a dose. Excepcionalmente nesta segunda (23), a Secretaria atenderá as demandas no Previne.
DIA D – O dia de mobilização contra a gripe está marcado para 9 de maio. Nesta data, a Secretaria divulgará uma programação especial para atender a todos os grupos prioritários e também a população em geral.
Com meta de vacinação de aproximadamente 67 milhões de pessoas, são públicos-alvos na campanha deste ano as pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós parto (até 45 dias), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, trabalhadores de saúde dos setores públicos ou privados, professores da rede pública e privada, povos indígenas e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que tenham qualquer outra condição clínica especial. Para esse último grupo é indispensável a apresentação de laudo médico.
Para mais informações, entre em contato com a Central de Vacinação através do número (31) 3558-2062.
FOTO: GLAUCIENE OLIVEIRA l PREFEITURA DE MARIANA