No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra e entre os dias 16 e 20 de novembro, aconteceu em Mariana  uma rica programação, comemorando a data tão importante para a luta e história da população negra. O evento, organizado pelo Movimento Negro de Mariana, com apoio da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura, Turismo e Lazer, trouxe para a Primaz de Minas momentos memoráveis.

A programação contou com atrações gratuitas que reuniram diversos visitantes. Na quarta-feira (16), aconteceu a exibição do filme “Marte Um”, no Cineteatro Municipal. No sábado (19), a Praça da Sé foi palco da Oficina de Pintura e apresentação do Grupo de Dança “Na Pegada”.

Para encerrar, no domingo (20), aconteceu o Cortejo Grupos Culturais Negros, saindo da Praça Minas Gerais em direção a Praça da Sé, logo após, foi o momento da apresentação dos Grupos Culturais Negros – Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião, Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo, Congado da Barroca, Grupo de Dança Nicolinas, Capoeirart, Capoiera Oxalufã e Folia de Reis Comunidade Santa Efigênia. Para finalizar a noite e o evento, aconteceram outras apresentações artísticas!

Assessoria Prefeitura de Mariana