A Prefeitura de Mariana apresenta os dados da taxa de letalidade da Covid-19, uma das menores da região. Esse comparativo permite observar a noção de gravidade da doença numa determinada localidade, considerando o número de óbitos pela doença em relação ao total de casos confirmados. Ouro Preto e Itabirito, cidades vizinhas do nosso município, apresentam 2,03% e 0,97% de casos de letalidade, respectivamente. Conforme os dados do último boletim epidemiológico, hoje, a Mariana apresenta 6.812 casos confirmados e 67 óbitos, fazendo com que o percentual de letalidade seja de 0,97%.

Outras cidades como João Monlevade e  Itabira, que estão a mais de 80 km de distância do nosso município, comparando o número de contaminados, possuem hoje taxas de letalidade de 2,50% e 1,76%. João Monlevade possui 6.703 casos confirmados. Já Itabira, apresenta 16.044 casos positivos para a Sars-CoV-2. Em Ponte Nova, município da zona da mata mineira, a taxa de letalidade chega a 2,66%. Os dados mostram que Mariana possui a menor taxa de letalidade comparada a esses e a demais municípios.

Outros Municípios: Cidades como Barão de Cocais, Congonhas, Catas Altas e Santa Bárbara, apresentam uma porcentagem maior de taxa de letalidade em comparação com nosso município, chegando a mais de 1% de diferença.

Chapecó: A cidade de Chapecó vem demonstrando, nos últimos dias, índices positivos comparados a outras cidades do país, se colocando como exemplo do combate à Covid-19 no Brasil. Até o momento, a cidade apresenta uma taxa de letalidade de 1,67%.  Mariana, de acordo com todo investimento aplicado e dados apresentados diariamente em seus canais oficiais de comunicação, registra um índice menor que a cidade catarinense.  

Taxa de Mortalidade: Mariana registra hoje 0,10% de taxa de mortalidade. Ouro Preto também possui a mesma porcentagem. Já Itabirito, que registrou na última quinta (22), 100 óbitos vítimas da Covid-19, apresenta uma taxa de 0,19% dos casos. Já as outras cidades citadas, têm um percentual acima de 0,10%.

Medidas e investimento contra a Covid-19

Desde o início deste ano, a prefeitura de Mariana vem intensificando todas as medidas de combate à Covid-19. Através de parcerias, o município adquiriu Unidades de Terapia Intensiva Móvel, cilindros de oxigênio, implantação de leitos de UTI em Ouro Preto, que atende a microrregião, além de leitos de UCI no Hospital Monsenhor Horta e no setor de Fisioterapia, na Unidade de Urgência Emergência para atendimento aos infectados pela Sars-CoV-2. Além da ampliação, foram adquiridos equipamentos médicos como respiradores, monitores, desfibriladores, bombas de infusão e outros aparelhos que vão auxiliar a equipe médica assistencial e de fisioterapia, que trabalham 24h por dia para melhor atender a nossa população. 

Fonte: Prefeitura de Mariana