Lavras Novas – A Maynart Energética recebeu ontem, 26/05, representantes da Defesa Civil de Ouro Preto, Secretaria de Meio Ambiente e a imprensa para informar sobre conclusão das obras modernização das estruturas da barragem. A ação reforça o comprometimento da empresa com a preservação das estruturas de suas barragens e a segurança das comunidades onde atua.
A Barragem de Custódio foi implantada na década de 50, em Lavras Novas, com o intuito de realizar o acúmulo de água para garantir vazão no Ribeirão dos Prazeres, o que é essencial para a geração de energia na CGH Prazeres. A capacidade instalada de geração é de 3,74 megawatts.
A empresa reconhece a importância da barragem também para a prática do turismo, mas alerta que nadar na represa não é permitido pelos riscos afogamento e mudança de nível da água, que pode ter oscilações de acordo com a operação. A barragem está situada atrás do paque do Itacolomi, além de fazer divisa tem estrada de acesso.
Entre as melhorias realizadas estão o vertedouro e o próprio barramento, que foram uma das mais beneficiados com a reforma. Segundo o gerente de ativos da Maynart, Luiz Magalhães, o principal ganho para a barragem é a confiabilidade. “Alinhado à Política Nacional de Segurança de Barragens, sempre realizamos vistorias de rotina na barragem e, com a reforma, teremos uma estrutura ainda mais preservada e confiável para desenvolver as nossas operações”, conta.
A gerente de Meio Ambiente e Relação com a Comunidade, Juliana Pena, explica que a barragem do Custódio volta a receber visitantes, após as adequações de segurança com placas de sinalização, cerca e guarda corpo. Ela orienta que a comunidade se atende às sinalizações para garantir a segurança na visita de contemplação.
De acordo com Juliana Pena, o Plano de Ação de Emergência (PAE) já está protocolado, nas Prefeituras de Ouro Preto, Mariana e Diogo de Vasconcelos apresentando a possível área de mancha em caso de rompimento. Juntamente com a Defesa Civil de cada município serão definidas as rotas de fuga e os pontos de encontro, considerando também as observações da comunidade. “Neste momento estamos fazendo ações de implantação do PAE, que é o cadastramento sócio econômico da área de autossalvamento”.
O gerente de implantação da Maynart, Henrique Dilleto, explicou que a primeira etapa da obra foi a construção de um novo vertedouro, que passrá a ser realizado de forma automática. Ele informou que a estrutura da barragem foi reforçada e após as obras, a estrutura foi vistoriada em janeiro, confirmando a segurança da barragem.
Sobre a Maynart Energética
A Maynart Energética é uma das empresas da NEC Energia, empresa formada a partir da joint venture entre a CEI Energética e a Nebras Power, um dos maiores players internacionais do mercado de energia. Uma plataforma de soluções em energia, que dispõe de 21 usinas hidrelétricas próprias em operação, com um total de 125 MW de potência instalada, sendo todas operadas por meio da BEI – Brasil Energia Inteligente, empresa integrante de mesmo grupo econômico, voltada para a execução de serviços de Operação & Manutenção de centrais hidrelétricas com eficiência e excelência, que hoje opera mais de 100 usinas de empresas terceiras.
Reportagem e Fotos: Marcelino de Castro
Apoio Assessoria de Imprensa Maynart Energética