Quem gosta de história, quem aprecia comida mineira ou boa literatura, pode anotar na agenda: A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, neste sábado (5/12/20), a partir das 10 horas, o lançamento mais duas publicações que fazem parte da programação alusiva aos 300 anos do Estado.
Durante o webinário Tradição e Modernidade: as reinvenções criativas da arte em Minas Gerais, será lançado o livro Nossa Comida Tem História, organizado pelo professor José Newton Meneses. “Para traduzir a mineiridade, é preciso compreender nossa cultura, nossos costumes e, claro, nossos sabores”, afirma o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), ao destacar a importância da obra.
Na mesma ocasião, também será lançada a edição nº 79 da Revista da Academia Mineira de Letras – Dossiê dos 110 anos da AML. O evento será em formato de mesa-redonda virtual, por meio do aplicativo Zoom, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ALMG e pela TV Assembleia. A transmissão será feita a partir do Salão Nobre.
Logo após o lançamento das publicações, haverá três palestras, que compõem o webinário:
- A recepção do moderno na arte em Minas Gerais – Eneida Maria de Souza, doutora em Literatura Comparada e Semiologia, professora titular em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras/UFMG e professora Emérita da UFMG.
- Academia Mineira de Letras: onze décadas de entusiasmo pela Cultura de Minas – Rogério Faria Tavares, doutor em Letras e presidente da Academia Mineira de Letras (AML).
- Minas e sua cozinha mais que tricentenária: vasculhar o quintal e desejar o que ele não tem – José Newton Coelho Meneses, doutor em História, professor do departamento de História da Fafich/UFMG e diretor do Centro de Estudos Mineiros da UFMG.