Mariana – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou mais uma etapa do seu projeto de concessão da BR 356, a etapa da Consulta Pública, como consta em seu fluxograma, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, em que a obra está orçada em R$ em R$ 2.36 bilhões. Em outra tela referente à concessão, já se observa o valor de R$ 3 bilhões e de acordo com o anúncio feito na segunda-feira o custo será de R$ 5 Bilhões. 

A situação é que após 9 anos de espera por melhoria de vida, os Marianenses além de pagarem a obra, ainda serão obrigados a pagar pedágio para utilizarem a estrada. Na cidade o descontentamento já foi tema de debate nas redes sociais. No dia 8 de Novembro o diário de Ouro Preto já adiantava que o governador iria continuar o projeto de concessão mesmo com os recursos da repactuação. O que foi confirmado nesta segunda-feira, 25/11.

O prefeito eleito ressaltou que a cobrança do pedágio caso a estrada seja concedida à iniciativa privada, é uma injustiça e pediu que a população não seja onerada com pedágios altíssimos. “Seria uma injustiça, pois colocariam o ônus de uma obra, que teve uma medida de reparação diretamente sobre os ombros da população, esse tipo de cobrança contraria o princípio da justiça que deve nortear todo o processo de reparação. A tragédia de Mariana nos deixou uma lição amarga, sobre os impactos da negligência e da ganância. Agora o caminho da reparação exige coragem, transparência e um compromisso verdadeiro com a justiça”. 

De acordo com informações do governo de Minas, os investimentos totais agora são de aproximadamente R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões do aporte financeiro do Estado e o restante por meio do contrato de concessão. A sessão de licitação do projeto e assinatura de contrato estão previstas para 2025.

Cerca de R$ 2,5 bilhões serão direcionados para as obras estruturantes, que incluem a duplicação de 67 quilômetros da BR-356, implantação de 39 quilômetros de faixa adicional nas MG-262 e MG-329, a implantação e readequação de 64 quilômetros de acostamentos, além da construção de contornos viários, acessos, passarelas e correções de curvas críticas ao longo de todo o trecho, totalizando 187,3 quilômetros de extensão das obras.

Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados para manutenção constante das rodovias e para os serviços aos usuários, antes inexistentes, como atendimento de socorro médico, com prazo de 30 minutos de chegada até a ocorrência, além dos serviços de guincho leve e pesado para veículos e a apreensão de animais na pista.

Os trechos rodoviários são cortados por 11 municípios, sendo eles: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca. 

O Governador disse que de todo o acordo a principal obra será a duplicação da estrada.

“Um acordo difícil, que levou anos para ser concretizado, que terá como uma das principais obras exatamente a da BR-356, que liga Belo Horizonte a Ouro Preto e Mariana, e ainda vamos ter uma extensão na melhoria da MG-262 até Rio Casca. São intervenções importantíssimas, já que nós estamos falando de uma rodovia congestionada, perigosa, lenta. As obras vão trazer desenvolvimento, segurança e conforto para quem mora aqui nessa região”, enfatizou Romeu Zema.

Se o projeto que estava em licitação valia R$ 2.36 bilhões, e se o governador tem R$ 81 bilhões para as compensações aos atingidos, não seria o caso de completar o valor adicional, sem penalizar os primeiros atingidos com pedágio?

De acordo com o governo de Minas, com os R$ 2 bilhões o projeto ganha agilidade e será útil para reduzir o valor do pedágio. Os recursos permitirão reduzir o valor do pedágio e acelerar as obras, diante das modificações feitas na proposta inicial como resultado de consulta pública realizada em 2021.

Vereadores se manifestam contra o pedágio

Ouro Preto – Ontem durante a reunião da Câmara, a vereadora Lilian França convidou os colegas para a audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira, 2/12, às 11 horas, na Assembléia Legislativa, convocada pelo deputado Alencar da Silveira Júnior, para discutir os acessos ao longo da BR 356. 

Alexandro Sandrinho ressaltou a importância da audiência pública, disse que participará, segundo ele o DNIT não responde aos ofícios dos vereadores. Disse que a duplicação vem em boa hora, mas que não concorda com o pedágio.

O vereador Vander Leitoa apresentou a representação 254/2024, para ser encaminhada ao governador Romeu Zema, solicitando que os valores acordados para a duplicação da BR 356 sejam investidos também na MG 129. Ele questionou a falta de investimento na MG 129, que dá acesso aos distritos de Antônio Pereira e Santa Rita Durão e ao complexo de Germano da Samarco.

“Infelizmente mais uma vez eles vão usar o dinheiro nosso recurso nosso da reparação vai dar um presente de grego para a população de Ouro Preto e de Mariana […] Vão utilizar um recurso nosso para duplicar a 356, em seguida, o pedágio. Olha que presente grego. Vai pegar um recurso nosso, uma reparação, um dinheiro nosso, aqui para duplicar. Não sou contra tá gente. Claro não só contra, tem que duplicar mesmo, tem que melhorar, mas com um recurso nosso, através de muito sangue e muito sofrimento, muita morte, vai duplicar e depois em seguida vai ter um pedágio”, salientou Vander Leitoa.

Por Marcelino de Castro