O trânsito pesado e os constantes acidentes na MG 129 são o foco da reunião do Grupo de Trabalho formado pelas prefeituras e Câmaras de Barão de Cocais, Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, das Mineradoras Vale e Samarco, além do representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER)  a partir das 9 horas na Câmara de Ouro Preto. 

Ontem um acidente na MG 129 nas proximidades de Ouro Branco causou transtorno aos motoristas que seguiam sentido para a cidade e a Congonhas. Veículos menores desviaram por Santa Rita e Engenheiro Correia, os pesados foram orientados pela Guarda Municipal a passarem pela 040.

O presidente da Câmara de Ouro Preto, Vantuir Silva é o anfitrião de hoje. Ele juntamente com Wemerson “Titão”, que é membro integrante do grupo de Trabalho, recebem os prefeitos, vereadores, os representantes das empresas do DER para debaterem a construção de novas faixas de no trecho entre Barão de Cocais até Ouro Preto. Percurso com grande fluxo de caminhões e carretas.

Durante a reunião realizada mês passado em Mariana, a Vale se propôs a patrocinar, dentro do Grupo de Trabalho, os projetos para a criação das três faixas para a rodovia.

Para Titão é necessário que seja encontrada uma solução. “São 101 dias falando sobre carretas, sobre MG 129. É um assunto polêmico que tem gerado perca de vidas, nessa última semana uma família inteira morreu na MG 129. São vários acidentes com potencial grave, quase fatal. Infelizmente perdemos uma família inteira na MG 129”, lamentou Titão em seu discurso na tribuna da Câmara na última terça-feira, 8/04. 

Saiba mais-  Na  segunda-feira 31/03, uma colisão na rodovia MG129 entre carro de passeio e uma carreta carregada com minério levou a óbito duas mulheres e um menino de 4 anos.  A Carreta entrou na contramão, numa curva na altura do trevo do Morro d’água Quente, em Catas Altas, que fica a aproximadamente 67km de Ouro Preto, vitimando os passageiros do carro de passeio. 

 Por Marcelino Castro 

Foto: Arquivo/ Assessoria Câmara de Ouro Preto