Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Milton Nascimento e Orquestra Ouro Preto comemoram juntos os 50 anos do álbum Clube da Esquina. A apresentação, no palco do Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora, MG,  será transmitida gratuitamente no dia 29 de dezembro, quarta-feira, às 20h30, pelo canal da Orquestra no YouTube (https://www.youtube.com/orquestraouropreto).

O show traz um repertório de clássicos do movimento que marcou história no início dos anos 60, em Belo Horizonte (MG), quando jovens músicos mineiros fundiram elementos da Bossa Nova, do jazz e do rock (principalmente The Beatles), com elementos da música folclórica e erudita.

Batizado com o mesmo nome do álbum, hoje cinquentão (o disco foi lançado em 1972), o movimento “Clube da Esquina”, certamente, foi o mais importante momento de todos os tempos para a música produzida em Minas, por romper com as barreiras da época, limitadas ao eixo Rio-São Paulo, e por ultrapassar fronteiras e alcançar o mundo, inspirando e influenciando grandes nomes da música nacional e internacional.

Representado essencialmente por Milton Nascimento, Lô e Márcio Borges, Wagner Tiso, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Beto Guedes, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta e Robertinho Silva, o Movimento Clube da Esquina passou a integrar ao longo do tempo novos compositores, cantores e instrumentistas, nomes como Tavinho Moura, Tadeu Franco, Flávio Venturini, Murilo Antunes e muitos outros.

O concerto Milton e Orquestra Ouro Preto conta com direção musical de Wilson Lopes e direção geral de Augusto Nascimento. A orquestra é regida pelo maestro ouro-pretano Rodrigo Toffolo. O evento do dia 29/12 encerra a temporada 2021 do cantor Milton Nascimento que, para o ano de 2022, já anunciou a turnê do show A ÚLTIMA SESSÃO DE MÚSICA, despedida do artista dos palcos. Ano que vem Milton, o Bituca, completa em outubro seus 80 anos de idade.