Belo Horizonte – O Tribunal Regional Eleitoral realiza hoje a solenidade para a entrega dos diplomas aos eleitos, na Sala Minas Gerais, às 17 horas. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas.
O presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, conduzirá a solenidade. Os diplomas serão entregues nesta ordem: governador e vice, senador e seus dois suplentes, deputadas e deputados federais, deputadas e deputados estaduais. Haverá pronunciamentos apenas do presidente do TRE-MG e do governador reeleito.
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação e marca o encerramento do processo eleitoral. O diploma é um documento oficial emitido pelo TRE, assinado pelo presidente e é condição para a posse em 2023.
Serão 135 diplomados, nesta ordem: o governador Romeu Zema e seu vice, Mateus Simões; o senador Cleitinho Azevedo e dois suplentes; 53 deputadas e deputados federais e 77 deputadas e deputados estaduais.
Hoje, a diplomação será realizada nos estados do Amapá, Espírito Santo, de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e no Distrito Federal.
A TV Assembleia irá transmitir ao vivo a solenidade de diplomação dos eleitos no Estado, nesta segunda-feira (19/12/22), a partir das 17 horas. A cerimônia é realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que também a transmite por seu canal no YouTube.
Por Marcelino de Castro
Foto: Sala Minas Gerais/Crédito Andre Fossati