A população de Santo Antônio do Salto, de Ouro Preto, MG, está apreensiva. Ela aguarda até hoje soluções para os estragos provocados pelas chuvas do início deste ano e, na medida em que outro período chuvoso se aproxima, os habitantes do distrito de Ouro Preto, situado a 35 km da sede, cobram das autoridades providências urgentes.
Em janeiro, o Salto chegou a ficar totalmente isolado em razão da enorme quantidade de água que caiu. Desabamentos e inundações inutilizaram a principal via de acesso ao distrito e, mesmo depois de algumas ações emergenciais em outras vias, os ônibus e outros veículos pesados ficaram impedidos de chegar até a localidade. Ainda hoje, estes fazem uso dos caminhos alternativos para atender a comunidade do Salto.
Segundo relato de um morador (que pediu para não ser identificado), “não tem nenhuma obra acontecendo na estrada do Salto, ela está do mesmo jeito que ficou depois das chuvas de janeiro”. Ele conta que os ônibus sustentam uma rota alternativa que passa por Santa Rita, outro distrito de Ouro Preto, “e só veículos pequenos, carro ou moto, se aventuram a utilizar um outro trecho, o que passa pela Chapada”, um subdistrito de Lavras Novas: “Alguns motoristas mais ousados arriscam passar com vans por esse trajeto, que havia sido interditado pela Defesa Civil”, disse o morador do distrito, fazendo lembrar que nesse trajeto “há diversos pontos críticos” e que, em alguns trechos, “só é possível passar um carro de cada vez”.
Por enquanto, o trajeto mais seguro é o que passa por Santa Rita. Neste, porém, o tempo de viagem entre a Sede e o Salto foi aumentado em aproximadamente uma hora. De acordo com aqueles que conhecem bem todos caminhos que levam ao Salto, hoje, bastaria uma única chuva mais intensa para que todas essas vias fiquem mais uma vez bloqueadas, e o distrito ilhado, novamente.
Histórico recente de um problema muito antigo
A estrada principal de acesso ao Salto foi construída há tempos pela antiga ALCAN para atender as usinas que hoje são geridas pela empresa Maynart. Segundo avaliações dos especialistas, em janeiro de 2022, foram as infiltrações no canal de água da empresa que agravaram as consequências das chuvas, isolando o distrito. No entanto, os moradores relatam que inundações provocadas pela barragem da empresa é uma rotina para muitas famílias que moram na região.
Desde o início deste ano, várias reuniões ocorreram para avaliar os danos e a responsabilidade de recuperar o acesso principal ao distrito. Em janeiro, com o município de Ouro Preto em estado de calamidade pública e a população do Salto praticamente ilhada, a Prefeitura anunciou que havia “iniciado estudos na região para buscar soluções que permitam à população do Salto um acesso mais seguro por uma possível estrada emergencial” e que os trabalhos de topografia já estavam em andamento.
Em 1º de fevereiro, logo após o recesso parlamentar dos vereadores, o problema de acesso ao distrito de Santo Antônio do Salto foi um dos principais temas da 1ª Reunião da Câmara Municipal de Ouro Preto em 2022, juntamente com outros assuntos relacionados aos estragos provocados pelas chuvas.
No dia 19 de fevereiro, aconteceu uma reunião emergencial no distrito com a presença de vários vereadores. Em pauta, outra vez, a recuperação das vias de acesso ao Salto. Em seguida, no dia 15 de março, aconteceu no distrito a primeira edição de 2022 do projeto “Câmara Itinerante” que, além de prestar alguns serviços à população, visa principalmente proporcionar aos moradores dos distritos e localidades oportunidade de apresentar aos legisladores as principais demandas de cada região. Mais uma vez, a estrada de acesso ao Salto foi o assunto principal.
Secretaria de Obras responde
O Diário de Ouro Preto entrou em contato com o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Antônio Simões Neto, para saber sobre as providências que estão sendo tomadas para evitar novos transtornos aos moradores do Salto, no fim de ano. O secretário informou que os projetos da estrada do distrito estão sendo finalizados, mas “houve atraso no processo de cessão de um terreno pertencente à Maynart Energética (proprietária do canal que transbordou), mas as obras devem ser iniciadas em breve e nós vamos fazer a recuperação da estrada como um todo, desde a Chapada até o asfalto dentro do Salto”, disse o secretário. Segundo ele, houve também “um aumento no número de acessos nos projetos”.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Foto destaque: A estrada do Salto, enviadas por um leitor em janeiro