A Defesa Civil de Mariana realiza na manhã deste sábado (21), um simulado de emergência em que iram participar os moradores dos distritos de Mariana: Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras e Campinas. A ação conta com a parceria com a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Municipal e apoio da Samarco.

O simulado é orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração da Samarco. O objetivo principal é treinar a comunidade e os agentes municipais para agir de forma adequada em casos de situações de emergência, além de dar conhecimento às ações previstas no Plano de Ação de Emergência. A novidade deste ano foi o planejamento participativo com a presença de representantes das comunidades e das secretarias de Mariana no Comitê Gestor do Simulado.

Com a ação, a Defesa Civil municipal de Mariana e a Estadual também poderão medir e avaliar o tempo de resposta à emergência do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Guarda Municipal, e também o nível de engajamento das comunidades no exercício.

A realização dos treinamentos para situação de emergência é de responsabilidade dos municípios. A mineradora Samarco irá disponibilizar cerca de 60 empregados que estarão envolvidos no simulado. Segundo a empresa, na última semana foram realizadas ações prévias para explicar para as comunidades como o exercício seria realizado e qual a importância da participação de todos. Também foram realizadas ações preparatórias com os órgãos participantes, incluindo uma visita ao Complexo de Germano.