Para comemorar o seu primeiro ano de portas abertas para o mundo, o Museu Boulieu, localizado na histórica Ouro Preto, preparou um calendário cultural recheado de programas que valorizam a cultura, a educação patrimonial e a arte em suas mais diversas formas.
No dia 3 de maio, a instituição recebe representantes de veículos de comunicação e a comunidade para uma Coletiva de Imprensa, às 14h30h, onde serão apresentados os programas que serão desenvolvidos no ano, como o Cardápio de Oficinas, o Programa de Acessibilidade Universal do Museu Boulieu, além da exposição temporária “transBordar” e projetos parceiros como o Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil, apresentações da Orquestra de Ouro Preto, Projeto Proncovô – iniciativa do Grupo Galpão, e ações culturais diversas desenvolvidas em parceria com o Palácio da Artes. Após, às 20h, o cantor Jorge Vercillo abre a programação cultural do ano no programa Sílabas e Sons do Museu Boulieu, junto a Orquestra Jovem de Ouro Preto.
Jorge Vercillo é um artista multifacetado que celebra mais de duas décadas de carreira repleta de prêmios, álbuns e hits que marcaram gerações de brasileiros. Ele se destaca por sua musicalidade única e versátil, transitando por diversos gêneros musicais, como MPB, Bossa Nova, Jazz e Samba. “Esse show é muito especial para mim, pois me aproxima cada vez mais do meu público, onde canto os meus maiores sucessos com versões bem intimistas e posso apresentar minhas músicas com a forma como elas nasceram para mim”, comentou Jorge.
O Museu Boulieu
Inaugurado em 14 de abril de 2022, o museu abriga a coleção de obras barrocas doada por Jacques e Maria Helena Boulieu e conta com patrocínio integral do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O espaço já recebeu mais de 25 mil visitantes e alcançou mais de 1 milhão de pessoas online. O Programa Educativo proporcionou visitas mediadas e oficinas para mais de 5 mil crianças e adolescentes.
Calendário Museu Boulieu 2023
A instituição segue fortalecendo as suas ações em busca da Acessibilidade Universal e neste ano lança um programa específico para esse fim. Por meio de audioguias, em Português, Inglês e Espanhol, o Museu permitirá aos visitantes conhecer melhor a história do seu acervo destacando peças-chave da expografia. Além disso, será possível conhecer a coleção por meio da linguagem de sinais, Libras.
Será apresentado também o Cardápio de Oficinas do Museu Boulieu que conta com diferentes atividades voltadas para cada faixa etária e aborda a expografia do museu de forma lúdica e didática. Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o alcance da instituição e torná-la cada vez mais acessível para o público em geral, além de fomentar o interesse pela arte em crianças, jovens e adultos.
Neste mesmo dia, será apresentada a exposição temporária “transBordar”, que também integrará a programação da “Semana de Museus”. A mostra é composta por Aguayos, tecidos que fazem parte da Coleção Boulieu provenientes da América Latina que mostram os saberes ancestrais e culturais dos povos originários dessa região. Celebrando a mostra, a instituição recebe Adrián ALive Inca, Arqueomodista e criador da Arqueomoda Andina, que irá falar da importância têxtil para os povos andinos e, pela primeira vez na história do Brasil, vestirá o líder da comunidade Borum-Krem , Danilo Campos (Ouro Preto), com vestimentas que representam a nobreza Inca.
Outro destaque será o lançamento da programação 2023 do programa “Sílabas e Sons”, um bate-papo musical com artistas renomados de várias áreas. O evento é coordenado pelo professor Júlio Diniz, decano da PUC Rio, e tem a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, apadrinhada pelo Museu Boulieu desde a sua abertura. Os ingressos para o Programa são trocados por 1 kg de alimento não perecível ou um agasalho. As doações são destinadas à Secretaria de Ação Social de Ouro Preto.
Na programação 2023 também foram elaboradas atividades exclusivas para crianças e jovens.
O #ClubeBoulieu, com uma apresentação teatral e/ou musical todo terceiro sábado do mês, e uma oficina correspondente ao Cardápio elaborado pela instituição.
Para os jovens, a instituição desenvolverá o programa “Maleta Juventude”, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a criatividade por meio de oficinas de produção de podcasts, vídeos e músicas. As oficinas serão baseadas em temas relacionados às juventudes, como identidade, diversidade, cidadania e cultura.
Fonte: Assessoria Museu Boulieu