A Casa dos Contos de Ouro Preto celebrou os 50 anos de criação do Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, e os 240 anos de construção do monumento histórico em que está instalado, ontem 27/06.
Foi realizada uma solenidade em que foram lançados a Medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil – que funcionou no local de 1821 a 1828 – e de selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios, que funcionou no local de 1897 a 1970.
Vinculado ao Ministério da Fazenda até 2022, atualmente o Museu é administrado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Também foi lançada exposição promovida em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira, que apresenta acervo original de moedas cunhadas nas três Casas da Moeda que funcionaram em Vila Rica – a última delas, no monumento sede do Museu Casa dos Contos.
Foi apresentada também a exposição “Mina de Ouro”, que evidencia o notório conhecimento técnico-científico dos povos africanos, cujo papel foi decisivo no processo de mineração em Vila Rica, atividade em torno da qual a sociedade se desenvolveu sob os mais diversos aspectos.
A celebração teve a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, da Escola de Música Padre Simões, e encenação da inquirição e morte do Poeta e Inconfidente Cláudio Manoel da Costa, encontrado morto no local na madrugada de 4 de julho de 1789, 2 dias após seu interrogatório.
O Museu apresentou também os resultados parciais do projeto de prospecção arqueológica conduzido no imóvel e seu entorno em parceria com o Laboratório de Pesquisas em Arqueologia, Patrimônio e Museologia Comunitária do Departamento de Museologia da UFOP.
Fonte: Assessoria da Casa dos Contos
Fotos: Marcelino Castro