A Casa dos Contos de Ouro Preto celebrou os 50 anos de criação do Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, e os 240 anos de construção do monumento histórico em que está instalado, ontem 27/06.
Foi realizada uma solenidade em que foram lançados a Medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil – que funcionou no local de 1821 a 1828 – e de selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios, que funcionou no local de 1897 a 1970.

Vinculado ao Ministério da Fazenda até 2022, atualmente o Museu é administrado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Eugênio Ferraz, diretor do Museu entre 1998 a 2011, recebeu Medalha Comemorativa em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na direção da Casa dos Contos
Selo comemorativo pela Empresa Brasileiraselo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios lançado na ocasião


Também foi lançada exposição promovida em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira, que apresenta acervo original de moedas cunhadas nas três Casas da Moeda que funcionaram em Vila Rica – a última delas, no monumento sede do Museu Casa dos Contos.


Foi apresentada também a exposição “Mina de Ouro”, que evidencia o notório conhecimento técnico-científico dos povos africanos, cujo papel foi decisivo no processo de mineração em Vila Rica, atividade em torno da qual a sociedade se desenvolveu sob os mais diversos aspectos.


A celebração teve a participação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, da Escola de Música Padre Simões, e encenação da inquirição e morte do Poeta e Inconfidente Cláudio Manoel da Costa, encontrado morto no local na madrugada de 4 de julho de 1789, 2 dias após seu interrogatório.

Encenação da inquirição e morte do Poeta e Inconfidente Cláudio Manoel da Costa


O Museu apresentou também os resultados parciais do projeto de prospecção arqueológica conduzido no imóvel e seu entorno em parceria com o Laboratório de Pesquisas em Arqueologia, Patrimônio e Museologia Comunitária do Departamento de Museologia da UFOP.

Fonte: Assessoria da Casa dos Contos

Fotos: Marcelino Castro