O Museu Casa dos Contos recebe hoje,12/11, terça-feira, às 19h, a abertura da exposição “CORES E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS DE OURO PRETO”, a exposição fica em exibição até o dia 5 de dezembro.

A exposição é um estudo sobre a arquitetura civil e as técnicas empregadas nas construções. O Instituto Avaliação e a A Pique Arquitetura e Memória estão realizando dois projetos contemplados via Plataforma Semente, com apoio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (CPPC) e Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG): 

“As cores originais – Estudo para identificação da paleta de cores das fachadas de Ouro Preto”, tem o objetivo de identificar as cores, pigmentos e técnicas de pintura empregadas historicamente na cidade, para fundamentar futuras decisões acerca da paleta de cores no sítio histórico protegido.

“Mãos, madeira e barro – Preservação das técnicas mistas de construção em Ouro Preto”, tem o objetivo de caracterizar minuciosamente as paredes de pau a pique, estuque, tabique e adobe, para produzir um manual de instruções sobre como restaurá-las e conservá-las. 

A pesquisa em desenvolvimento se apoia em grande medida na interpretação da arquitetura urbana a partir de fotografias produzidas por diversos fotógrafos que atuaram em Ouro Preto, aos quais dedicamos a primeira parte desta exposição. Imagens que podem ser consideradas como integrantes do patrimônio cultural brasileiro. 

A segunda parte é dedicada à apresentação de resultados parciais obtidos durante as fases de pesquisa documental e de campo, onde estarão expostos arquivos oficiais de obras públicas, desenhos, fotografias, vídeos e fragmentos de materiais de construção. O acervo do IPHAN, disponível no Arquivo Central do Rio de Janeiro e no Escritório Técnico de Ouro Preto, foram as principais fontes para os resultados aqui apresentados. O recorte cronológico adotado se dá a partir da década de 1930, período em que se deu início às ações de preservação realizadas em Ouro Preto. 

Ficha técnica:

Curadoria – Studio Anta Editora Ltda.

Pesquisa – A Pique Arquitetura e Memória Ltda. 

Fotografia e vídeo – Vellozia Filmes