A Semana Nacional de Museus (SNM), que é uma ação da Política Nacional de Museus, chega à vigésima edição com o tema O poder dos museus. Com 2.587 eventos cadastrados e 877 museus participantes. Ao todo, estão inscritas 379 cidades de 26 estados. 

O evento, entre os dias 16 a  22 de maio, propõe uma reflexão sobre a importância libertadora dos museus. O tema O Poder dos Museus está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro. 

“É de grande importância reconhecer o Poder dos Museus. Isso pode ser libertador. Os museus vêm se mostrando instituições capazes de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos, ao qual podemos perceber seu poder de auxiliar as sociedades a se reconhecerem e transformarem as suas realidades”. (Frase retirada do texto de referência que pode ser lido aqui)

As atividades cadastradas na SNM são shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livro, workshops, festivais, entre outras.

Há 45 anos, a escolha do tema é proposta anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no dia 18 de maio. Nessa data, o evento convida os museus, os profissionais e comunidades museais a criar, a imaginar e a compartilhar ações voltadas para o diálogo com os seus públicos e territórios, fortalecendo o reconhecimento e a visibilidade dos museus.

 Programação:

Museu da Inconfidência

Como parte integrante das ações comemorativas da 20ª Semana Nacional de Museus, o museu vai oferecer visitas mediadas aos espaços de trabalho. No dia 19, o museu vai promover o lançamento do vídeo sobre o setor educativo, parte do projeto de resgate da memória institucional do museu.  Além do vídeo, haverá a ação inclusiva Traços Invisíveis – Inconfidência Acessível por meio da audiodescrição de obras de arte das coleções do Museu da Inconfidência em podcasts veiculados pelo Spotify.  No dia 20, o evento virtual para a divulgação do início dos trabalhos de revisão do plano museológico. Conheça todas as plataformas digitais do Museu da Inconfidência.

Em Mariana:

O Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, localizados no coração do Centro Histórico de Mariana, reúnem acervos históricos e artísticos e são morada da poesia e da arte. Com suas estruturas em estilo colonial e suas histórias singulares, os museus integram a memória e a trajetória da cidade. Estão disponíveis para visitação e compõem um importante marco para a cultura marianense.

Fonte: Assessoria Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e Assessoria Prefeitura de Mariana