Diferente do ano passado, quando praticamente todos os eventos que reuniam pessoas foram cancelados, as celebrações religiosas nas cidades históricas mineiras estão acontecendo, mas seguindo os protocolos de segurança recomendados.

Em 2021, considerando o avanço da vacinação, em Ouro Preto vai ser diferente. Depois de inaugurar a iluminação especial e um presépio feito de materiais reciclados na Biblioteca Pública, produzido em parceria com a Associação Galpão Cultural Sinhá Olímpia, no sábado, 18, é a vez da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos animar a festa. A conhecida Banda do Rosário, ou ”Furiosa”, como muitos ainda costumam chamar, realiza uma Retreta de Natal em ambiente aberto, às 20h00, no adro da majestosa Igreja de Nossa Senhora do Rosário. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e quem não puder comparecer pode acompanhar o evento nas redes sociais da Banda.

A Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi fundada em 1932, e sempre marcou presença nos atos religiosos, cívicos e culturais em Ouro Preto. Em destaque na apresentação de sábado, no Rosário, um repertório de músicas autorais, compostas por membros da banda. O ano de 2021 foi marcado por episódios tristes para os integrantes da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que perdeu dois de seus mais queridos Batutas, os regentes Francisco Solano, que faleceu aos 103 anos, e Odilon Vilas Boas, que conduziu a banda por quase 70 anos.

Em Ouro Preto, as celebrações religiosas também prosseguem seguindo uma programação intensa, acompanhem.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Foto:Arquivo da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos