Ouro Preto – A semana de páscoa tem em sua grade de programação o “Música no Largo de Marília”, de quinta 8/04 a domingo 11/04 serão transmitidas duas lives, ao meio-dia e às 16 horas. Foram selecionados 8 grupos/artistas de Ouro Preto e região para se apresentarem no formato audiovisual ao vivo, em 8 lives transmitidas pelos canais da Hiperativa Empreendimentos Criativos e de canais parceiros.
O festival “Música no Largo de Marília” é uma homenagem à Marília de Dirceu, musa inspiradora do inconfidente Thomaz Antônio Gonzaga. O festival é realizado no centro histórico de Ouro Preto, no Largo Marília de Dirceu, desde 2018. O projeto em sua versão online mantém a busca da apropriação deste espaço público com arte, entretenimento e convívio social para a promoção do bem estar da comunidade.
“A Lei Aldir Blanc permite a realização do “Música no Largo de Marília – Edição 2021” com formato on-line inédito. Desta forma, cumpre o papel de fomentadora da cadeia produtiva da cultura em Minas Gerais em meio à crise da pandemia que vem prejudicando diretamente trabalhadores das artes em geral”, explicou o empreendedor criativo Celmar Ataídes Júnior, idealizador do projeto.
De acordo com Celmar Júnior, as lives serão gravadas no Dirceu Café Bar e disponibilizadas na internet, oferecendo conteúdos de promoção on-line aos grupos/artistas, enriquecendo os portfólios artísticos e ampliando a visibilidade do trabalho desses artistas nas redes sociais. Oportunidade de promover os artistas e difundir a cidade como polo irradiador da cultura mundo afora.
“O projeto em sua versão online mantém a busca da apropriação deste espaço público com arte, entretenimento e convívio social para a promoção do bem estar da comunidade. Visa “TRAZER À LUZ” o Largo Marília de Dirceu e o Bairro Antônio Dias, para estimular a descentralização do fluxo turístico que se concentra no entorno da Praça Tiradentes, com a realização de eventos de qualidade e boa hospitalidade, que é uma característica marcante do povo ouro-pretano”, justifica Celmar Júnior.
O Música no Largo de Marília- edição on-line faz parte de uma agenda de 16 festivais aprovados e viabilizados pela Lei Aldir Blanc na cidade de Ouro Preto e acontecerá dos dias 08 à 11/04 com duas lives diárias às 12:00 e às 16:00hs.
Programação/release bandas
PAGOTRIO RETRÔ
Data: 08/04
Horário: 12:00
Nome do show: Pagotrio retrô
Projeto do músico Rodrigo Torino, Pagotrio Retrô revive o pagode dos anos 90, com um recorte romântico e dançante.
Sucessos do Só pra Contrariar, Raça Negra, Os Travessos, Exaltasamba, Molejo e outros compõem o repertório do show.
Entre canções como “Cheia de manias”, “Me apaixonei pela pessoa errada” e “Que se chama amor”, o público é convidado a interagir e fazer um passeio por sua memória afetivo-musical.
A banda se apresenta com Rodrigo Torino (voz e violão), Luadson Constancio (teclados e vocal) e Gustavo Grieco (bateria e vocal).
QUEBRA QUEIXO
Data: 08/04
Horário: 16:00
Nome do show: Arrasta pé de casa
O Grupo Quebra Queixo (Álamo Cardoso – Baixo/ André Vitorino – Sanfona/ Egídio Oliveira – Voz e violão e Gegê Mendes – Bateria e percussão) foi formado em Ouro Preto entre os amigos e estudantes do curso de música da UFOP.
O gosto musical pelo Forró, Jazz e a Música Popular Regional Brasileira fez os amigos se juntarem para tocar informalmente. Daí surgiu a necessidade de criar um projeto que pudesse traduzir musicalmente todas essas afinidades, idéias e influências. Influências essas que vão dos mestres Gonzagão e Dominguinhos passando por Trio Nordestino, Flávio José a Mestrinho. Em busca de um som envolvente, gostoso para dançar, harmonioso para se ouvir e poético para se inspirar. Com sanfona, violão, baixo, bateria e percussão.
É forró, é xaxado e baião. Xote, frevo e maracatu. É o Quebra Queixo.
CIRO MENDES
Data: 09/04
Horário: 12:00
Nome do show: Ciro Mendes convida André Vitorino e Wesley Procópio
Ciro Mendes, multiartista ouro-pretano integrante do grupo Acúrdigos convida o exímio trombonista Wesley Procópio e o versátil pianista André Vitorino para uma apresentação de temas nacionais e internacionais.
WILLER BONTEMPO
Data: 09/04
Horário: 16:00
Nome do show: No fundo do fundo:nonada
O show “NO FUNDO DO FUNDO: NONADA” é a primeira apresentação do trabalho autoral do compositor e cantor popular Willer Bontempo. A atração conta com a participação dos músicos Thiago Alcântara (Tico), na bateria, Pablo Sathler no contrabaixo e a participação especial de Paola Sampa no vocal.
TRIO RABO DE OLHO
Data: 10/04
Horário: 12:00
Nome do show: Um dia talvez
Rabo de olho trio surgiu no ano de 2012, como um projeto idealizado por Marcelo Z e Paulinho que se dedicaram a tocar música brasileira instrumental influenciada pelo jazz americano. O repertório é recheado com a Bossa Nova, ritmo genuinamente brasileiro conhecido e tocado no mundo e, também traz outros nomes brasileiros como, por exemplo, João Bosco, Tom Jobim, Roberto Menescal, Ivan Lins, Milton Nascimento, Caetano Veloso. Músicas de compositores mineiros como Gilvan de Oliveira e Juarez Moreira e americanos, Pat Metheny, Herbie Hancock e outros.
A formação do trio é composta por violão (Marcelo Z), contrabaixo (Anderson Fonseca) e bateria (Henrique Fonseca) tendo uma boa condução harmônica, melódica e rítmica variando entre samba, baião, jazz e bossa nova.
BEEZORO
Data: 10/04
Horário: 16:00
Nome do show: Beezoro lives
O Beezoro apresenta um rock’n’roll autêntico, pesado, limpo e com groove de qualidade. Por sonoros e harmônicos ruídos, o grupo interpreta canções de bandas como Rival Sons, The Black Keys, Vintage Trouble, Gary Clark Jr, além de clássicos de artistas como David Bowie, Rollig Stones, Black Crowes, Prince, dentre outros.
Com suas versões eletrizantes, o Beezoro está apto a levar seus ouvintes a uma catarse rock…é um brinde aos tímpanos!
Membros:
Henrique Tropia: voz e guitarra
Marcelo Ricardo: bateria
Marcelo Loss: baixo
Leo Machaka: guitarra
OS TRAIAS
Data: 11/04
Horário: 12:00
Nome do show: Uma vida só!
Banda “Os Traias”, formada em de 2003 na cidade de Ouro Preto, um trabalho realizado por músicos que representam o jeito de comunicação desta geração, aliando o swing da guitarra, levadas enérgicas de bateria e o groove do baixo com os clássicos do rock nacional e internacional. Um encontro entre amigos, momentos de descontração de acordes e ritmos com influências diversas, músicos ouropretanos, orgulhosos em fazer arte na cidade considerada berço da cultura nacional. Sua formação conta com músicos que vem se destacando, não só no cenário cultural local, mas também no cenário de Minas Gerais e do Brasil, dentre participações em festivais por todo o país. As apresentações em shows somam, em média, 50 (cinquenta) espetáculos por ano.
Os músicos possuem grande bagagem musical, tendo entre os integrantes ex-alunos do curso de Música da Universidade Federal de Ouro Preto e músicos com uma boa bagagem, sendo destaque em diversas bandas e festivais como o “Coração de Estudante”, realizado pela rede Globo de televisão no mês de agosto/2002. No show, a banda mostra com muita energia, músicas que marcaram as gerações dos anos 60, 70, 80 e 90, além de músicas da atualidade com um ritmo marcante que envolve o público com seu swing e com suas performances percussivas.
A banda interpreta com muita energia, composições de várias bandas nacionais, algumas com arranjos próprios e de forma bem singular. A banda está em processo de composição de canções próprias e que falam sobre o ambiente local e que refletem o cotidiano atual.
A Banda é composta pelos músicos, Eduardo Curtiss (Voz e Guitarra), Saulo Fagundes (Baixo e voz) e Eduardo Maia (Bateria e voz).
SÍLVIA GOMES
Data: 11/04
Horário: 16:00
Nome do show: Para o mundo ser
Silvia Gomes em seu show “Para o Mundo Ser”
Com delicada beleza e a ancestralidade presentes na sua voz, Silvia Gomes evidencia temas como lutas e resistências da essência humana nas raízes brasileiras, trazendo à luz canções que direcionam o olhar para dentro, manifesto este de longa data na trajetória da artista.
No repertório do show há reflexões através do samba, entendidas como o princípio norteador da vida e da identidade de um povo, que ainda sofre muito com vários tipos de preconceitos, mas mesmo assim mantém a alegria. Um espetáculo com força e atitude, que promete deliciar o público em um ambiente poético, dançante, promovendo o sotaque do samba mineiro a partir do congado, do samba baiano, dos tambores, da voz, da palavra e do feminino.
No repertório, pérolas de Aldir Blanc, Ivone Lara, Roque Ferreira, Miguel dos Anjos, Sérgio Pererê, Mestre Jonas, Toninho Geraes dentre outros.
Os músicos que acompanham Silvia Gomes neste show são: Fernando Costa (Violão), Wesley Procópio (Trombone) e Tiago Valentim (Percussão)
Por Marcelino de Castro