O filme “Marighella” será exibido às 15h00 deste domingo, 12, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP, ASSUFOP.
O filme, que marca a estreia do ator Wagner Moura na direção, é estrelado por Seu Jorge e Bruno Gagliasso. Narra a história do político e escritor Carlos Marighella (Seu Jorge) que para propagar seus ideais, organizou uma revolução contra o regime militar. Ele é perseguido por um policial (Bruno Gagliasso) e acabou morto em uma emboscada.
Du Evangelista, diretor da ASSUFOP, afirma que a exibição do filme Mariguella é importante para manter acesa a memória de um período sombrio da história brasileira: “principalmente nesse momento em que algumas pessoas reverenciam esse período, em especial o presidente que faz menção à ditadura como um momento positivo, e o filme mostra a realidade e o sofrimento das pessoas que tinham uma visão de liberdade”.
A sessão na sede da ASSUFOP é uma produção do Sindicato em parceria com vários movimentos sociais de Ouro Preto e contará com a presença da neta de Carlos Marighella, a atriz Maria Marighella, que também integra o elenco do filme. Infelizmente, os convites para sessão estão esgotados, podendo surgir novas vagas caso haja desistências.
Por Victor Stutz