Ouro Preto – O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes inaugura hoje, a nova sede da Comarca ao lado da juíza diretora do foro, Ana Paula Lobo Pereira de Freitas do prefeito Angelo Oswaldo e demais autoridades.A obra, inteiramente custeada pelo Poder Judiciário, a partir de disponibilização de terreno pelo Município, teve orçamento de aproximadamente R$ 8,2 milhões.
O novo prédio terá três pavimentos, para acomodação de Salão do Júri, sala da Defensoria, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Juizado Especial, secretarias das varas judiciais, gabinetes e arquivo.
A edificação oferece facilidade de acesso e obedece a padrões de sustentabilidade e eficiência energética. São instalações modernas e confortáveis e maior capacidade de atendimento, a edificação vai concentrar todos os serviços jurisdicionais num só local. O início do atendimento na nova sede do Poder Judiciário em Ouro Preto está previsto para o mês de junho.
De acordo com Zaqueu Astoni, chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto: O prédio do Novo Fórum é um marco para a cidadania de Ouro Preto, para atendimento aos advogados, às partes dos processos e à população. É um equipamento aguardado há vários anos pela nossa cidade que traz dignidade para o jurisdicionado e para a Justiça de Ouro Preto, foi uma iniciativa muito sonhada pela Dra. Lúcia, uma das grandes idealizadoras do pleito junto Ao Tribunal de Justiça, bem como da Dra. Ana Paula, a atual diretora do Foro, que capitaneou toda a iniciativa e o andamento das obras. Eu falo com propriedade de causa por ter acompanhado toda essa trajetória, a construção e a realização desse sonho, e ter feito feito parte disso ao aprovar o projeto e a construção da solução urbanística do entorno, juntamente com toda a minha equipe, na época que ocupei a função de secretário de Cultura e Patrimônio. Ganha Ouro Preto, ganha a Justiça e ganha a população com esse novo equipamento à altura da nossa cidade.
Segundo o Dr. Robson Washington de Figueiredo presidente da OAB – Ouro Preto: A advocatícia comemora junto de todos os ouro-pretanos a inauguração do novo Fórum, com instalações amplas e com acessibilidade aos usuários. A OAB terá uma sala de apoio aos advogados e advogadas no 3° andar, onde este terão o conforto e atendimento que merecem para aguardar audiências ou até mesmo efetuar xerox e digitalizações.
Para o prefeito Angelo Oswaldo esta “é uma iniciativa de grande impacto, repleta de efeitos positivos, começando pela alta qualificação do ambiente ofertado à prestação da Justiça. O profissional do Direito e o cidadão são valorizados de modo exemplar. O deslocamento do Fórum para a Bauxita consolida a área como uma das mais dinâmicas do espaco urbano. Por isso, vamos implantar o Autoparque Bauxita, em paralelo à rua João Pedro da Silva, um misto de estacionamento e área de convivência e lazer, de modo a desafogar o bairro nesse momento de nova concentração.”
A Dra. Lúcia de Fátima Albuquerque comentou ontem que “toda família forense toda população recebe a chegada do Novo Fórum com muita alegria porque Ouro Preto já aguardava há muitos anos que isso acontecesse. A luta foi grande, do tamanho da conquista, de ser a Comarca agraciada com essa obra, tudo às expensas do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Mas para que acontecesse isso, foi preciso muito esforço, desde o princípio, desde a escolha e doação do terreno, da sua aprovação. Esse sonho passou por várias gestões de Ouro Preto e o esforço foi conjunto, de todos os poderes, e todos aqueles que comandaram o Executivo nos últimos deram a sua contribuição. Eu permaneci em Ouro Preto por 27 anos e sonhei muito que isso acontecesse. Nós queríamos que os Fóruns fossem reunidos num só prédio como em várias outras Comarcas, e isso foi maravilhoso para todos aqueles que frequentam o Fórum diariamente: servidores, promotores, advogados, magistrados, defensores e para a população em geral. Está sendo um sonho e Ouro Preto está de parabéns por essa vitória. Mas, instalado o Novo Fórum, partiremos agora para a conquista de um outro sonho, também tão alto quanto este, o de reunir em só lugar toda a História da Justiça Mineira. E não existe outro lugar, outra Comarca, que tenha maior relevância do que Ouro Preto. Aqui, onde foram fincadas as raízes, onde a História começou, portanto, será no prédio onde atualmente funciona a Vara Criminal, Infância e Juventude e o Juizado Especial, no centro da cidade, que funcionará, em breve, o Museu do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais, reunindo todo o acervo que está espalhado em tantos lugares, trazendo das Comarcas tudo o que, nesses anos todos que passaram, foi relevante para a História de cada município, de cada lugar. Esse sonho será realizado também, assim esperamos, assim desejamos e, se Deus quiser, irá acontecer.”
Por Marcelino de Castro e Victor Stutz