Marcelo Marino é o novo CEO da Nexus Ligas, empresa 100% mineira e principal produtora de ligas de manganês do Brasil. O executivo encontra uma companhia moderna e que atua focada na excelência operacional. Ele chega com o mandato de promover o equilíbrio entre a alta performance do negócio e o cuidado genuíno com as pessoas.
A unidade de Ouro Preto, que possui 115 colaboradores e foi inaugurada em 1981, se diferencia por ter o maior forno de manganês da América do Sul. A capacidade de produção local é de 64 mil toneladas de ligas por ano. O manganês é essencial à produção de aço, pois melhora suas propriedades mecânicas, aumentando sua resistência e qualidade.
“A vinda do Marcelo representa para a Nexus a continuidade da nossa busca pela eficiência operacional, que é o que nos permite atender mais e mais clientes com um produto de referência. Ele nos traz também uma visão muito boa sobre o que o mercado quer, ao mesmo tempo em que nos oferece a experiência de uma liderança madura, que fortalece ainda mais as nossas lideranças intermediárias e as nossas boas práticas de governança e compliance”, diz a presidente do Conselho Administrativo da Nexus Ligas, Pollyane Boczar.
Com trajetória de 24 anos no grupo ArcelorMittal, atuando como vice-presidente industrial e executivo das áreas de suprimentos, produção e comercial, Marcelo Marino destaca o papel da Nexus no mercado de ligas. “Me chama muito a atenção o fato de a Nexus ter operações industriais tão bem estruturadas, com equipamentos de ponta e com alto potencial de geração de valor não só no produto base, que é o manganês, mas pela capacidade de ampliar nossa gama de produtos. No segmento onde está, a Nexus tem uma estrutura espetacular e faz um trabalho invejável”, comentou o novo CEO após visitar as unidades da companhia. A Nexus caminha para se firmar como referência em ligas de manganês.
Outro aspecto da companhia que merece destaque, segundo Marino, é o modelo de gestão ancorado na agenda ESG, sigla que vem do inglês e que indica que a companhia atua com compromisso com políticas que protegem o meio ambiente (E, de enviromental), foco na responsabilidade social (S, de social) e práticas de transparência, ética e responsabilidade corporativa (G, de governance): “Nossa estrutura de governança extremamente profissional, aliada com os princípios do ESG, é de grande relevância e irá suportar nosso crescimento”.
Pessoas – O cenário da Nexus, segundo Marcelo Marino, reforça a crença do cuidado inegociável com a segurança e o bem-estar das pessoas: “Não há negócio que prospere sem o cuidado genuíno com as pessoas. Portanto, é muito importante ter um ambiente de colaboração, de desafios e de reconhecimento dentro da empresa. Meu objetivo é fortalecer equipes com resultados de alta performance e crescimento profissional”.
Ao analisar a Nexus no contexto de mercado, Marcelo Marino reforçou o elevado potencial da empresa em agir como fornecedora atenta às necessidades do cliente e com capacidade de fazer entregas customizadas e com total respeito aos prazos. “A Nexus é um fornecedor ágil, extremamente confiável, de alta qualidade e pontualidade, capaz de atuar com variações de ligas no processo de desenvolvimento e evolução dos siderúrgicos”, concluiu.
Sobre a Nexus Ligas
A Nexus Ligas é a principal produtora de ligas de manganês do Brasil. Com unidades em Ouro Preto, Barbacena e Conselheiro Lafaiete, região considerada o coração siderúrgico de Minas, a companhia emprega 425 profissionais que atuam na produção de insumos essenciais à fabricação dos mais diferentes tipos de aços. As usinas de ferroligas de Barbacena e Ouro Preto utilizam como matéria-prima o minério proveniente da Mina de Morro da Mina, localizada em Lafaiete, e de terceiros.
As ligas de manganês estão presentes nos principais setores que movimentam a economia do mundo. A Nexus Ligas atua comprometida com a evolução contínua de suas operações, com cuidado com as pessoas e com a sustentabilidade e a perenidade do negócio.
Crédito da foto: Nexus Ligas/Divulgação