Um artigo de Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Em Belo Horizonte, o Pirulito da Praça Sete completou 100 anos em 7 de setembro de 2022. Com quase 14 metros de altura, sua pedra fundamental foi lançada em 7 de setembro de 1922, em Betim. Foi levado de trem e de bonde para a Praça Sete e, na década de 1970, foi retirado e abandonado em um lote vago situado no bairro residencial Cidade Jardim.

Foi aí que um pedaço importante da história do obelisco se perdeu. Na época, um garoto de 11 anos encontrou um pedaço de pedra largado no campinho de futebol onde a criançada do bairro brincava. Ele achou o objeto interessante e o levou para casa. Tratava-se da ponta do Pirulito que se tornou símbolo da capital mineira.

Recentemente, aquele garoto que achou a ponta de pedra histórica, hoje aos 71 anos de idade, revelou: “Em agosto de 1962, tombado e abandonado num lote ao lado do Museu Abílio Barreto, o Pirulito da Praça Sete passou então a fazer parte do nosso quintal, porque eu morei e passei minha infância na rua Bernardo Mascarenhas, no bairro Cidade Jardim onde fica o Museu Abílio Barreto. Por muito tempo depositado ali, o obelisco atravessou o campinho onde jogávamos nossas peladas, ele foi obstáculo de nossos jogos de fincas e dos papões das bolinhas de gude. Como foi bom andar de patins em cima dele, aproveitei. Até que finalmente, aquele monumento foi lembrado e rebocado de volta para a Praça da Savassi, eu acho, e depois finalmente a praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Para trás, esquecido pelo guindaste, só ficou essa pontinha. Aí eu guardei, eu ainda guardo”.

Realmente, em 1963, o pirulito foi transferido para a Praça Diogo de Vasconcelos, na Savassi, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais em 1977, e em 1980 retornou ao seu local de origem.

OUTRO PEDACINHO DE HISTÓRIA ESQUECIDO

É bastante antigo o costume de fixar um obelisco em locais privilegiados das cidades para homenagear seus deuses e heróis. Basta lembrar que o monumento instalado em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, um bloco de granito com cerca de 25 metros e 30 metros de altura, foi construído na Grécia Antiga e trazido pelos romanos como símbolo da vitória da igreja sobre os pagãos. Estima-se que tenha mais de 4000 anos.

Em Ouro Preto, o principal cartão-postal da cidade é a Praça Tiradentes, onde avista-se ao centro o monumento em honra ao mártir da Inconfidência Mineira. A Estátua do Tiradentes de Ouro Preto foi inaugurada em 21 de abril de 1894 e completou 125 anos em 2019. A data passou despercebida aos olhos de todos e não foi comemorada. Nem uma notinha na imprensa saiu.