Um dos mineiros mais célebres de todos os tempos, Santos Dumont (1879-1932), é homenageado em Ouro Preto com a exposição “Nas nuvens com Dumont: 151 anos do Aeronauta”.
A mostra apresenta em linha cronológica as principais fases na vida pessoal e na carreira profissional do inventor, a partir de informações levantadas pelo físico Henrique Lins de Barros, um dos maiores estudiosos sobre o legado de Dumont. “O público poderá conferir ainda uma coleção de 15 miniaturas de aeronaves criadas por Dumont e reproduzidas manualmente por Henrique”, adianta o curador Rodrigo Câmara.
Considerado o pai da aviação e consagrado na história da humanidade por ter sido o primeiro a colocar um avião no ar sem qualquer suporte, Santos Dumont também assina projetos que antecederam o 14-bis e ajudaram no avanço do transporte aéreo em diversas frentes. Diferentes obras inspiradas em projetos de Dumont são apresentadas pelo artista ouro-pretano Zé do Arame, que produziu para exibição 17 aeronaves feitas com fios de arame dobrados. As réplicas incluem o famoso Balão nº 6, modelo de zepelim que Dumont usou para contornar a Torre Eiffel, em Paris, num distante outubro de 1901 – a reprodução de Zé do Arame alcança 2,5 metros de comprimento.
Outro fato pouco conhecido é que Santos Dumont e sua família viveram em Ouro Preto, em uma residência construída às expensas de seu pai, que se mantém vívida até os dias de hoje. A exposição contextualiza os 151 anos do aeronauta com costumes e a moda da época.
🗓 Dia: 6 de agosto, terça-feira
🕕 Hora: 18h
📍 Local: Museu Casa dos Contos, Ouro Preto – MG
⏰ Visitação: Aberto de terça a sábado, de 10h às 18h e domingo, de 20h às 14h
💸 Entrada Gratuita
📅 Em cartaz até 25/08
Fonte: Assessoria Museu Casa dos Contos