As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 12 de junho, pelo site www.cineop.com.br

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, única no circuito de mostras e festivais audiovisuais a tratar o cinema como patrimônio e estruturar sua programação em três temáticas – Preservação, História e Educação, tem como um de seus pilares investir na formação com a oferta de um programa de formação.

Para a 17CineOP, que acontece de 22 a 27 de junho, além de debates, encontros e diálogos, o evento promove cinco Oficinas, um Workshop e quatro Masterclasses Internacionais. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever até o dia 12 de junho (domingo), às 23h59, pelo site www.cineop.com.br

“As oficinas integram o programa de capacitação que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras. Têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento”, destaca Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora da CineOP.

OFICINAS

A 17ª edição da CineOP promove cinco oficinas com a oferta de 135 vagas ao todo. Os interessados podem se inscrever até domingo (dia 12 de junho) pelo site www.cineop.com.br. Entre os temas estão “Dramaturgias do Corpoespaço”, “Assistência de Direção: Prática e Teoria”, “Realização em Audiovisual para Web, TV e Cinema”, “Diagnóstico do estado de conservação para filmes e objetos tridimensionais cinematográficos” e “Da personagem ao argumento”.

A oficina “Dramaturgias do Corpoespaço” tem 30 vagas disponíveis e será realizada entre os dias 23 e 25 de junho (quinta a sábado), das 9h30 às 13h30, pelo instrutor Marcelo Aquino (RJ). Graduado em Artes Cênicas e Pós-Graduado em Preparação Corporal para as Artes Cênicas, Marcelo já trabalhou como preparador de atores para televisão e novelas da Rede Globo. O trabalho tem uma proposta mais prática, envolvendo exercícios de improvisação e composição explorando o corpo e todas as potencialidades na relação com o espaço.

O diretor, roteirista e assistente de direção André Srur (RJ) possui ampla experiência em longas, vídeos, séries de TV e reality shows e vai apresentar na oficina “Assistência de Direção: Prática e Teoria” como funciona o dia a dia de um set de filmagem. O programa inclui informações sobre as funções, organogramas e fluxogramas no cinema, além dos planos, AT e o papel do AD no processo criativo.  A oficina acontece de 25 a 27 de junho (sábado a segunda), das 9h30 às 13h30, e possui 30 vagas disponíveis.

“Realização em Audiovisual para Web, TV e Cinema” será ministrada por Sérgio Rossini (RJ), diretor de curtas e longas, nos dias 24, 25 e 26 de junho (sexta a domingo), também das 9h30 às 13h30 e com 30 vagas abertas. O currículo do instrutor inclui curtas de ficção como “Encontro Marcado” (melhor filme na VI Expocom 2002) e o documentário longa metragem “Umbanda do Sol e da Lua” (2013 – Mostra Cinema de Santo), entre outros trabalhos. Suas aulas vão incluir conceitos como usar a internet e as novas tecnologias a favor da produção independente; como realizar produções para a internet gerando receita; linguagens e formatos audiovisuais; etapas de funções das produções e ainda a preparação e viabilização de um projeto, entre outros tópicos.

A mineira Jussara Vitória de Freitas é professora Adjunta do Departamento de Artes Plásticas e pesquisadora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Curso de Conservação- Restauração e Museologia na UFMG e também é Doutora em Artes pela UFMG com linha de pesquisa em conservação e restauração de acervos fotográficos e fílmicos. Ela está à frente da oficina “Diagnóstico do Estado de Conservação para Filmes e Objetos Tridimensionais Cinematográficos”, nos dias 23 e 24 de junho (quinta e sexta), das 13h30 às 18h30, com 25 vagas disponíveis. O objetivo é mostrar aos alunos como compreender a construção de valor dos objetos tridimensionais que integram as coleções audiovisuais, sua sobrevivência no tempo, sua relação com a sociedade e como isso influencia na sua musealização e na sua preservação relacionando com as técnicas construtivas do filme.

E para completar a lista, entre os dias 23 e 26 de junho (terça a sexta), será realizada a oficina “Da Personagem ao Argumento”, das 14h às 18h, com o instrutor Germano Melo (MG). Neste caso, serão 20 vagas abertas. Germano é ator e roteirista, com diversos trabalhos como os curtas “Russa”, nominado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim (2018) e “Vitória”, selecionado para o Festival de Rotterdam (2020) e atualmente desenvolve os roteiros do longa “Norma”. A oficina se propõe a explorar, junto aos participantes, os elementos narrativos que constituem a base da construção do argumento cinematográfico partindo da ideia de contar a história de uma personagem.

WORKSHOP

O tema do workshop da 17ª CineOP é “O Papel dos Repositórios Digitais na Democratização do Acesso a Acervos Audiovisuais”, com a convidada Roberta Zanatta, coordenadora do Núcleo de Catalogação do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro. Ele será realizado no dia 26 de junho, domingo, das 17h15 às 19h15 e as inscrições podem ser feitas também pelo site www.cineop.com.br. É importante destacar que a inscrição para participar do workshop está associada à inscrição do 17º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros para ter sua vaga garantida.

A apresentação falará sobre o surgimento e avanço da tecnologia aplicada à recuperação da informação em arquivos digitais, que tem suscitado discussões e desenvolvimentos desde os anos 90. E vai mostrar também experiências de repositórios digitais voltados para difusão de acervos memoriais, seus mecanismos de funcionamento, manutenção, potencialidades e pré-requisitos técnicos, como a organização, catalogação e escolha dos representantes digitais dos arquivos e coleções a serem disponibilizados.

Fonte: Assessoria Universo Produções

Foto: Realização de uma oficina durante a última mostra em formato presencial
Leo Lara – Universo Produção