A magia do Natal será musicada e encenada na estreia do novo espetáculo da Orquestra Ouro Preto. Junto ao Grupo Pigmalião – Escultura que Mexe, a Orquestra apresenta “Um Conto de Natal”, no dia 17 de dezembro, quinta-feira, às 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube, direto da Igreja do Rosário, em Ouro Preto.

Em uma livre adaptação do Maestro Rodrigo Toffolo, o novo espetáculo da Orquestra Ouro Preto é a junção de duas obras icônicas da história da literatura e da música: “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e o “Concerto feito para a Noite de Natal”, do compositor italiano Arcangelo Corelli. A montagem utilizará técnicas de marionetes de fio, bonecos bidimensionais conhecidos como “patins” e efeitos de sombra, tudo isso sob a direção de cena de Eduardo Felix do Grupo Pigmaleão. Construídos ao longo da trajetória do grupo, os bonecos integram a coleção “Trupe da Corda Preta”.

Patrocinado pela Vale, o espetáculo traz a história que se passa em uma noite de Natal, quando o rabugento Sr. Ebenezer Scrooge recebe a visita inesperada de seu sócio. A partir desse encontro, ele visita os natais de seu passado, de seu presente e de seu futuro. Uma oportunidade única de repensar suas atitudes e de mudar sua forma de ver a vida, de se relacionar com seus amigos e até com seus familiares.

Para o Maestro Rodrigo Toffolo, a estreia do novo espetáculo em uma igreja secular ouro-pretana é uma oportunidade de valorizar e mostrar mais uma vez ao mundo a arte e a cultura mineiras. “Em um cenário singular, os acordes dos violinos, violoncelos e demais instrumentos irão se unir ao teatro de bonecos em um espetáculo cheio de simbolismos, feito especialmente para ser assistido em família”, destaca.

O concerto integra a programação Trem da Vale de Natal, que, em 2020, será inteiramente virtual em razão da pandemia de Covid-19. Entre as atrações há ainda uma web série de contos natalinos disponível no site e no YouTube da empresa. Além disso, um livro de histórias para colorir e a tradicional iluminação especial das estações de Ouro Preto e Mariana.

Foto: Íris Zanetti