Já imaginou ouvir sucessos como Resposta, Garota Nacional, Balada do Amor Inabalável e tantos outros com arranjo sinfônico? A Orquestra Petrobras Sinfônica vai apresentar, dia 23 de julho às 20h para todo o Brasil, o concerto “Skank Sinfônico”,com regência de Felipe Prazeres, em homenagem a cidade de Belo Horizonte. O tributo faz parte da Turnê Online 2021, e será transmitida de graça para todo o Brasil, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/c/OPESinfonica).No mesmo dia, às 11h da manhã, vai acontecer a apresentação do Concerto Infantil BeBeethoven (mais informações abaixo).
E não é só isso! Meia-hora antes do concerto, o público está convidado para um bate-papo online, com o tecladista do Skank, Henrique Portugal e a contrabaixista da Petrobras Sinfônica e natural de Belo Horizonte, Sônia Zanon. A conversa está marcada para 19h30, também no canal do YouTube. “O Skank representa super bem a cidade. Escolhemos uma playlist com grandes sucessos e fizemos arranjos lindos para homenagear BH e o estado de Minas Gerais em geral”, conta Felipe Prazeres, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica.
Turnê Online 2021:Por conta da pandemia do coronavírus, a Orquestra Petrobras Sinfônicarealiza sua turnê de forma online, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial, e poderá ser acessado por todo o Brasil. “Um dos momentos mais especiais e esperados da Temporada Anual da Orquestra Petrobras Sinfônica é a turnê nacional, onde tocamos em algumas cidades do Brasil. Neste ano por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia do Coronavírus, optamos por fazer uma Turnê Online, onde cidades nas quais iríamos tocar presencialmente, em épocas normais, serão homenageadas com concertos dedicados a cada uma delas”, afirma Her Agapito, Presidente do Conselho Diretor da Petrobras Sinfônica. De 22 de julho a 01 de agosto, com transmissão gratuita em seu canal de Youtube, haverá apresentações especiais para as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Curitiba. A escolha dos repertórios populares foi pensada com o intuito de levar concertos inéditos, além de espetáculos que estavam previstos para esse ano, mas tiveram que ser adiados por causa da pandemia da Covid-19. No repertório, destaque para a bossa-nova de Tom Jobim e o clássico de Heitor Villa-Lobos, a homenagem aos 80 anos do rei Roberto Carlos, passando pelo sertanejo de Marília Mendonça, medley do É Tchan, pop do Skank e do internacional Coldplay até o rock de Legião Urbana e Metallica. Tudo em versão sinfônica.
Programação Infantil
A Petrobras Sinfônica preparou uma programação pra lá de especial voltada para os pimpolhos, o BeBeethoven – Concertos Infantis. Como grande entusiasta do contato com a música desde a primeira infância, a orquestra programou um passeio virtual com concertos em oito cidades do país, que vão apresentar para a criançada todos os naipes e possibilidades de uma orquestra, desde concertos com apenas um naipe de instrumentos, seja de cordas ou metais, a orquestra completa, em toda a sua capacidade, até contação de história através da música.
Com repertórios plurais e lúdicos, que vão além do infantil, a edição de BH vai apresentar compositores clássicos, como Mozart, Vivaldi, e o brasileiro Carlos Gomes, em um concerto apenas com instrumentos de cordas. No repertório estarão composições comoConcerto em Mi maior, “A primavera”, op. 8, nº 1, RV 269 e Pequena serenata noturna, KV.525. Todos os concertos foram pensados dentro de um tempo de duração que respeitasse a capacidade de atenção das crianças menores, entre 30 e 40 minutos.
BELO HORIZONTE – MG 23/07 – Sexta-feira | 11h – BeBeethoven: Concertos Infantis 2 |
19h30 – Bate-papo: Sônia Zanon e Henrique Portugal | |
20h – Skank Sinfônico |
Fonte: Assessoria de Imprensa da Orquestra Sinfônica
Foto: Daniel Ebendinger