Na celebração dos 200 anos da Independência, para comemorar o chamado ‘Dia do Fico’, data protagonizada pelo Príncipe regente Dom Pedro I, que decide contrariar as ordens da Corte Portuguesa e permanecer no Brasil, Ouro Preto recebe neste sábado, 9 de abril, os descendentes da família imperial brasileira João de Orleans e Bragança, João Philippe de Orleans e Bragança e Mia Isabel de Orleans e Bragança. Eles participarão de uma cerimônia pública organizada pela Prefeitura de Ouro Preto.
Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, “a comemoração do 9 de abril evidencia que Ouro Preto está no eixo central da construção da Independência do Brasil”. Angelo explica que foi neste dia que Dom Pedro “antecipa o 7 de setembro em Ouro Preto ao anunciar ao povo de Vila Rica e das Minas Gerais que os ferros do despotismo estavam quebrados naquela data”. Segundo o prefeito Angelo, o futuro imperador do Brasil teria vindo a Ouro Preto “em busca de apoio político na província mais populosa e rica da época, e com a força que ele recolheu junto às manifestações do povo ouro-pretano ele se preparou para efetivamente consolidar a Independência”.
Em 1922, houve também uma cerimônia similar no mesmo local onde ocorrerá a celebração deste sábado, o antigo Palácio dos Governadores, onde mais tarde funcionou a Escola de Minas e que hoje abriga o Museu de Ciência e Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto, na Praça Tiradentes.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto