Com procissões centenárias e os famosos tapetes de serragem, evento une devoção e cultura em transmissão pioneira para todo o país
Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa de 60 mil pessoas, entre moradores e turistas, para a Semana Santa de 2025. O evento, que é um dos maiores símbolos religiosos e culturais da cidade, será realizado entre os dias 5 a 20 de abril e contará com uma cobertura inédita ao vivo de grandes canais católicos. A TV Aparecida transmitirá o Sermão do Encontro no Domingo de Ramos, 13 de abril, enquanto a Rede Vida fará a exibição exclusiva do Descendimento da Cruz na Sexta-feira da Paixão, 18 de abril, ampliando o alcance da tradição ouro-pretana para todo o Brasil.

O prefeito Angelo Oswaldo destaca que toda a cidade já está mobilizada para a celebração, com os preparativos em andamento, incluindo o estoque de serragem e demais materiais que serão utilizados ao longo do trajeto das procissões. “É uma grande satisfação e emoção participar, contribuir e colaborar com a Semana Santa de Ouro Preto”, afirma.
As celebrações na cidade envolvem procissões, a confecção dos tradicionais tapetes de serragem, missas e outros ritos sagrados. Promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em parceria com a Irmandade do Santíssimo Sacramento de Antônio Dias, Paróquia Nossa Senhora do Pilar e Prefeitura de Ouro Preto, a Semana Santa de 2025 convida todos a vivenciarem os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

Este ano, a Semana Santa será marcada por um chamado especial: os fiéis serão convidados a se tornar Peregrinos da Esperança, inspirado pelo Jubileu convocado pelo Papa Francisco. A proposta é seguir os passos de Cristo com corações abertos à transformação, reconhecendo que a cruz, antes símbolo de sofrimento, tornou-se agora um sinal de vitória, redenção e alegria na Ressurreição.
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, ressalta a importância da divulgação da Semana Santa de Ouro Preto em âmbito nacional. “Tivemos a oportunidade de participar do programa Minas Santa e esperamos colher os frutos dessa divulgação especial da nossa programação. De maneira inédita, a Semana Santa contará com transmissões ao vivo em redes religiosas como Rede Vida, TV Aparecida, TV Catedral e também na Rede Globo”.

Entre os pontos altos das celebrações, destaca-se a Procissão do Encontro, no Domingo de Ramos, quando as imagens de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos se encontram na Praça Tiradentes. A Via Sacra encenada, na Segunda-feira Santa, percorre as ruas de Ouro Preto com a participação da Comunidade Católica Shalom. Na Quarta-feira Santa, a cidade revive a tradição do Ofício das Trevas, uma celebração única à noite, com a igreja iluminada apenas por velas.
Na Sexta-feira da Paixão, a tradicional Procissão do Enterro percorre as ruas da cidade, com a retirada da imagem de Cristo da cruz e o cortejo fúnebre. No Sábado de Aleluia, é realizada a confecção dos tapetes devocionais, especialmente preparados para a Procissão da Ressurreição, que acontece durante a noite e percorre as ruas decoradas com esses cenários feitos por moradores e turistas.
O Domingo de Páscoa encerra as celebrações com a Procissão do Santíssimo Sacramento, que percorre os tapetes, simbolizando a alegria e a renovação da Ressurreição de Cristo. “São muitas pessoas envolvidas na realização deste grande evento, e agradecemos à Prefeitura e a todos os colaboradores que tornam essa celebração possível”, finaliza Flávio Malta.
Outras celebrações
Além das cerimônias principais, a Semana Santa também será marcada por eventos especiais em diversos pontos religiosos de Ouro Preto. As igrejas de Nossa Senhora de Nazaré, Santa Efigênia, Cristo Rei e Pilar também realizarão celebrações. Cada igreja terá missas, procissões e momentos de oração que complementam as atividades da Semana Santa.
Programação:

14 de abril (segunda-feira) – Segunda-feira Santa
18h – Terço dos Homens do Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19h – Rito Penitencial no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, Via Sacra encenada no entorno da Igreja. Participação especial: Servos da Palavra e Comunidade Católica Shalom.
15 de abril (terça-feira) – Terça-feira Santa | Soledade de Nossa Senhora
19h – Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar com o sermão da Soledade de Nossa Senhora. Ocupará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Lucas Muniz Alberto, DD. Diretor Espiritual do Seminário de Mariana. Em seguida, Procissão da Soledade de Nossa Senhora, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores pelos Passos da Paixão, até a Igreja de São Francisco de Assis.
16 de abril (quarta-feira) – Quarta-feira Santa
19h – Santa Missa no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas, Laudes e Matinas de Quinta-feira Santa.
17 de abril (quinta-feira) – Quinta-feira Santa
17h30 – Missa Solene “In Coena Domini” – da Ceia do Senhor – no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento será transladado solenemente para a capela onde haverá adoração até às 23h e permanecerá encerrado até a hora da Sagrada Comunhão, no dia seguinte. Em seguida, em sinal de luto, os altares serão desnudados.
20h30 – Em frente a Igreja de São Francisco de Assis, ocupará o púlpito, o Exmo. Revmo. Sr. Mons. Nedson Pereira de Assis, DD. Pároco e Reitor do Santuário Basílica Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, que irá proferir o Sermão do “Mandatum”, recordando, assim, também, o ato em que Jesus lava os pés de seus discípulos.
23h – Concentração no adro da Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis sairão em Cortejo Penitencial pelas ruas da cidade. Durante o cortejo, tomarão consigo a imagem do Senhor Bom Jesus, simbolizando a Sua prisão no Horto das Oliveiras. O Cortejo seguirá até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde a imagem será encerrada no interior da Matriz.
18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa | Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

6h – Via Sacra saindo da Capela de Nossa Senhora das Dores até o Cruzeiro do Alto da Cruz.
8h às 17h – Visita ao “Santo Sepulcro”, na Capela de Nossa Senhora das Dores.
8h às 17h – Visita ao “Calvário”, na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões
09h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em memória da agonia do Divino Salvador na Cruz, será proferido Sermão das Sete Palavras. Tomará o púlpito o Revmo. Sr. Pe. Gilsimar Tavares Vieira, DD. Diretor do Propedêutico do Seminário São José.
15h – Nesta hora em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por nós, no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene Ação Litúrgica com Leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Adoração da Santa Cruz e distribuição da Sagrada Eucaristia.
19h – Apresentação do figurado bíblico, seguido do tocante Sermão do Descendimento da Cruz em frente à Igreja de São Francisco de Assis, proferido pelo Revmo. Sr. Pe. Carlos Geovane Nunes Magri, DD. Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo em Araponga. Em seguida, solene Procissão do Enterro conduzindo as imagens do Cristo Morto e da Senhora das Dores pelas ruas da cidade, encerrando no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
19 de abril (sábado) – Sábado Santo
09h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Solene e tradicional cerimônia do Ofício de Trevas, Laudes e Matinas de Sábado Santo.
21h – No Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, soleníssima Vigília Pascal: Bênção do Fogo Novo, Preparação do Círio Pascal, canto do “Exultet”, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística
20 de abril (domingo) – Domingo de Páscoa
7h – Santa Missa festiva no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, transmitida pela Rádio Itatiaia Ouro Preto. Em seguida Procissão da Ressurreição em direção à Basílica de Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Santa Missa.
19h – Santa Missa Solene no Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Triunfo e Solene Te Deum Laudamus.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Ouro Preto
Fotos: Procissão do Encontro – Patrick de Araújo/PMOP