TAQUARAL – Os moradores do bairro Taquaral atingidos pelas chuvas do final deste ano, preocupados com a chegada de uma nova estação chuvosa, realizaram hoje, segunda-feira, 22/22, uma manifestação para chamar a atenção das autoridades sobre a situação de vulnerabilidade do lugar onde vivem. Em janeiro, mais de 100 famílias tiveram de deixar suas casas, a maioria removida às pressas em razão de riscos de desabamento. Na manifestação de hoje, que começou às 5 da manhã, os moradores do Taquaral bloquearam a rodovia que dá acesso ao bairro, com faixas e cartazes reivindicando obras preventivas para que novas tragédias sejam evitadas.
SANTO ANTÔNIO DO SALTO – No final do mês de julho, a população de Santo Antônio do Salto, distrito de Ouro Preto, também realizou um ato para chamar atenção para os problemas recorrentes causados pelas chuvas. Lá, além dos transtornos provocados pelas cheias, quando o rio Maynart transborda e invade as ruas e as casas de vários moradores, em janeiro deste ano, desabamentos e inundações deixaram o distrito totalmente isolado. Ainda hoje, mesmo depois de algumas ações emergenciais, os moradores ainda precisam fazer uso de caminhos alternativos para ter acesso à localidade. Como noticiado no Diário de Ouro Preto, na matéria publicada em 29 de julho LEIA AQUI – https://www.diariodeouropreto.com.br/moradores-do-distrito-do-salto-de-ouro-preto-temem-ficar-ilhados-novamente-no-fim-de-ano/ , o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Antônio Simões Neto, informou que, apesar de alguns atrasos, os projetos da estrada do distrito deverão ser finalizados em tempo. Segundo ele, “a recuperação da estrada como um todo, desde a Chapada até o asfalto dentro do Salto, deverão ocorrer em breve”.
Temporada de chuvas em Minas Gerais inicia-se em setembro
Segundo nota técnica da Seção de Análise e Previsão do Tempo do 5º Distrito de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia, INMET, “a estação chuvosa em Minas Gerais, assim como, em toda a Região Sudeste, ocorre entre os meses de outubro a março, porém as primeiras pancadas de chuva, normalmente ocorrem na segunda quinzena de setembro, evidenciando o declínio da estação seca. Historicamente, no decorrer do mês de outubro, as pancadas de chuvas se tornam mais frequentes, estabelecendo na segunda quinzena do mês o início do período chuvoso no Centro-Sul e Oeste mineiro. O aumento na frequência das chuvas se propaga gradativamente para o Centro-Norte e Leste, de forma que no início de novembro, todo o Estado já se encontra com a estação chuvosa estabelecida. O trimestre novembro a janeiro é frequentemente o mais chuvoso do ano”.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto