Seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), a Semana do Meio Ambiente de Ouro Preto iniciou nesta terça-feira, dia 30, trazendo importantes eventos a fim de refletir as questões ambientais, sobretudo dentro e no entorno do seu território.
Esse ano a proposta da ONU é “soluções para a poluição plástica” por esse motivo ações voltadas para o fortalecimento da coleta seletiva, reciclagem e de educação ambiental se tornaram centrais na programação. Dessa forma, a semana já iniciou com palestras e oficinas envolvidas com a temática central, bem como atividades, em conjunto com o Governo do Estado, em escolas do município.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente: “estamos iniciando mais uma Semana do Meio Ambiente e, novamente, alinhados à temática da ONU, que em 2023 incentiva trabalhos em prol da diminuição do consumo de plástico no planeta. Esse ano buscamos atividades que vão desde a interlocução com o Governo do Estado, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis à uma grande articulação com os catadores da região do Vale do Piranga, onde tivemos a honra de sediar o Encontro Regional que contou com a fala do Secretário Nacional de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente, bem como com a presença de representantes das diversas cidades que compõem o Vale do Piranga, tais como Urucânia, Ponte Nova, Matipó, Mariana, além da presença do secretário de Meio Ambiente de Itabirito, Fred Leite. Agora seguimos para ações em campo como a abertura da temporada de montanha no Parque das Andorinhas, que contará com diversas atividades esportivas no parque durante o final de semana, também teremos no Horto dos Contos a retomada da prática de Tai Chi Chuan, aos sábados às 9:00. Ainda no Horto, nesta sexta feira, 02, temos a tenda da zoologia em parceria com a UFOP e no dia 05 uma ampla programação que inicia de manhã com assinatura de termos importantes, entrega do certificado de gratidão ambiental, lançamento de campanhas da Secretaria, passando pelo lançamento de um livro sobre sustentabilidade, exibição de um documentário produzido com recursos do FAMB e só termina a noite com a Audiência Pública que discutirá o Plano Diretor de Ouro Preto. Destacamos ainda a alegria de Ouro Preto receber, nesta quarta feira, o certificado de reconhecimento do Governo do Estado, assinado pela secretária Marília Melo, inserindo Ouro Preto no Top 10 dos municípios mineiros, lembrando que Minas Gerais possui 853 municípios, que mais realizou castrações de animais domésticos gratuitamente no Estado, então isso é um orgulho para nós, um trabalho executado pela Secretaria de Saúde em parceria com o Meio Ambiente, com as Ongs de proteção e com os protetores independentes. É uma honra para Ouro Preto e a meta é manter a cidade entre os 10 municípios que mais realizam controle populacional ético de animais e que colabora na promoção do bem estar animal.” Fonte: Assessoria Sec. Meio Ambiente de Ouro Preto