Ouro Preto não terá carnaval presencial. A decisão foi tomada após recomendação feita pelo Ministério Público (MP), que também aconselhou que a Prefeitura indefira, suspenda, casse e cancele autorizações e alvarás sanitários para atividades públicas e privadas de cultura, teatro, cinema, shows, festas, festivais, boates, casas de show, bares e similares, durante o período. A medida visa o controle da pandemia do novo Coronavírus.

Seguindo as orientações do MP, e visando manter a tradição de valorizar a cultura local, a prefeitura irá realizar o carnaval virtual “Beleza Pura” 2021.

Na programação on-line, acessadas pelas redes sociais da Prefeitura, além da exposição, haverá o concurso musa do carnaval Beleza Pura, concurso de samba enredo com as escolas de samba (lives – domingo e segunda), resgate do carnaval antigo de Ouro Preto por meio de registros dos blocos carnavalescos, e um roteiro gastronômico.

Com o tema “Beleza Pura” e em formato virtual por conta da pandemia do novo Coronavírus, Ouro Preto fez nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o lançamento do seu tradicional carnaval, dando continuidade ao trabalho de valorização da cultura local.

Foto: Ane Souz/PMOP – Rei Momo e Rainha do Carnaval 2019 – Demicio Gomes e Claudia Emanuella

A secretária de Cultura e Patrimônio, Margareth Monteiro, enfatiza a grandiosidade do carnaval ouro-pretano e suas tradições. “Nosso carnaval é um dos melhores carnavais do Brasil e a Prefeitura busca sempre apoiar esses grupos carnavalescos, e garantir que se mantenha o respeito adquirido em todo país”. Margareth ainda ressalta que “o carnaval on-line vem como um chamado a toda comunidade que fique em casa e em breve retornaremos às ruas com nosso carnaval e todo mundo junto”. 

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Ouro Preto