Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

Durante os meses de setembro e outubro, Ouro Preto realiza o seu 1º Festival de Ópera, com uma ampla programação que envolve espetáculos para adultos e crianças. A Casa da Ópera, o teatro mais antigo, preservado e em atividade das Américas, já se prepara para receber montagens de clássicos como “A Flauta Mágica”, de Mozart (1756-1791), em nova  produção da Fundação Clóvis Salgado, com direção e concepção cênica da conhecida atriz e cineasta Carla Camurati  e elenco de artistas da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais, sob a regência do maestro Silvio Viegas. O espetáculo contará ainda com a participação de solistas convidados.

A agenda do Festival inclui também apresentações de “O Basculho de Chaminé”, do compositor luso-brasileiro Marcos Portugal (1762-1830) e libreto de Giuseppe Maria Foppa (1760-1845), e “O Caixeiro da Taverna”, uma releitura da comédia de Martins Pena (1815-1848) feita pelo maestro e professor da UniRio Guilherme Bernstein.

O Festival tem direção geral de Flávia Furtado, direção artística de Guilherme Bernstein, é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta ainda com patrocínio da Usiminas, parceria da Fundação Clóvis Salgado e apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Academia Orquestra de Ouro Preto e Teatro Municipal Casa da Ópera. A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura.

Os ingressos para os espetáculos na Casa da Ópera poderão ser adquiridos a preços módicos, R$5 e R$10, no site de gestão de eventos na internet: www.sympla.com.br

Ópera para crianças

A programação do 1º Festival de Ópera de Ouro Preto também se espalha pela cidade com apresentações abertas e gratuitas da peça “Rossini por um fio”, do grupo “O Pequeno Teatro do Mundo”, que se dedica à técnica milenar de marionetes.  O espetáculo é um passeio pela música e pela biografia do compositor Gioachino Rossini (1792- 1868).

Programação na Casa da Ópera

A Flauta Mágica  – 17 de setembro, às 19h

O Basculho de Chaminé – 23, 26 e 27 de setembro, às 19h

O Caixeiro da Taverna – 6 a 8 de outubro, às 19h

Rossini por Um Fio – O Pequeno Teatro do Mundo 

Dia 6 – Casa de Gonzaga – 16h

Dia 7 – Praça Tiradentes – 16h

Dia 8 – Praça Antônio Dias – Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – 16h

Dia 9 – Praça Américo Lopes – Chafariz do Pilar – 16h