De 14 a 21 de abril, moradores e visitantes de Ouro Preto poderão experienciar uma conexão com as raízes culturais presentes na cidade. A Semana da Inconfidência conta com a tradicional cerimônia na Praça Tiradentes, a ação é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e Cemig, e tem como parceiros as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes, além da iniciativa privada.
Este ano, a ideia é que o público possa se conectar com novos “territórios criativos” da cidade, uma grande oportunidade de imersão cultural para moradores e turistas. A programação será intensa com espetáculos e intervenções artísticas, oficinas, rodas de conhecimento e caminhadas guiadas destacam os bairros de Antônio Dias, Alto das Dores, Alto da Cruz e Padre Faria nesta segunda edição do evento.
Durante as caminhadas guiadas, serão realizadas abordagens históricas, conduzindo os visitantes para percursos que não fazem parte do Centro Histórico, mas remetem à formação de Ouro Preto.
A Semana da Inconfidência será marcada também por uma homenagem à Bárbara Heliodora, poeta e heroína da Inconfidência Mineira. Do túmulo em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, os despojos serão levados para o Museu da Inconfidência.
Programação:
Dia 19 (Sexta) – Conexão Antônio Dias
08h às 22h – Sextas Abertas – FAOP
Das 9h às 13h – Caminhada – Caminho das Minas Local de encontro: Núcleo de Artes | FAOP – Visita Guiada ao Complexo de Minas do Antônio Dias – Turma de 20 pessoas. Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné.
Das 18h30 às 20 – Oficina de Tambor com Forjaria – SambaPreto. Local: Mina do Bijoca – 40 pessoas
Dia 20/04 (Sábado) – Conexão Alto Das Dores – Especial 35 edições do Pagode da Resenha
Das 08h às 12h – Caminhada – Caminho das Minas – Visita Guiada ao Complexo de Minas do Antônio Dias – Turma de 20 pessoas Ponto de Encontro: Núcleo de Artes | FAOP . Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné.
Das 15h às 19h – Conexão Alto das Dores
15h às 19h – Conexão Brincante – Baú Recontando, Dj Dah, Brinquedos e Brincadeiras.
Das 16h às 22h – Trio Choro Negro, DJ DAH convida MAJU
Doce Trapaça e Convidados
18h – Samba Preto Feijoada de Ogum – Feijoada Beneficente, pintura facial e brincadeiras. Local: Escola de Música SambaPreto – Vila São José
18h – Caminhada Assombrada – Marcelino Xibil -Local: Caminhada por becos e ruas de Ouro Preto (20)
19h – Lançamento Instituto SambaPreto – Desvelamento da placa do Instituto e Sarau com alunos da escola de Música SambaPreto – Afonso Bretas, Sol Cigano, Antonny Maximiano, Heli Bretas e Samba de Roda. Local: Escola de Música SambaPreto – Vila São José
Dia 21/04 (Domingo)
Das 08 às 12h – Dia de Minas (Governo de Minas) – Local: Praça Tiradentes
Cerimônia de Traslado dos Despojos de Bárbara Heliodora para o Museu da Inconfidência
Conexão Padre Faria
Das 8h às 12h – Caminhada Cultural – Retorno Às Origens (Palma Preta) (20 pessoas). Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné. O passeio termina com almoço cortesia na Cantina Dona Vânia, na rua da Fumaça, no Padre Faria. O retorno para casa fica por conta dos participantes.
Das 15h às 19h – Conexão Brincante – Baú Recontando, Dj Dah, Brinquedos. Palco aberto com artistas do território (Mc Kida e Og, Roda de Samba e Convidados)
Conexão Samba Do Bem
A partir das 15h, no Alto das Dores – A conexão é com o projeto Samba do Bem, que promove o evento #VouProPagode, um momento de alegria, cultura e solidariedade. O público poderá doar alimentos não perecíveis, que serão destinados às famílias carentes de Ouro Preto.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Ouro Preto
Foto: Luccas Castro