Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou hoje, segunda-feira, 21/11, a retomada de algumas medidas de segurança contra a Covid-19.

A primeira recomendação é a atualização do cartão de vacinação, todos aqueles que ainda não completaram o quadro vacinal devem procurar as Unidades Básicas de Saúde da sede ou dos distritos para colocar em dia as doses do imunizante.

Recomenda-se também que todas as pessoas que apresentem sintomas gripais devem comparecer à UBS ou UPA para fazerem o teste já no 1° dia após o início dos sintomas. Além disso, as pessoas que integram grupos de risco, os imunossuprimidos, ou aquelas que apresentem sintomas gripais, devem fazer uso de máscaras em locais fechados ou mal ventilados, lugares com aglomeração e também ao visitar os serviços de Saúde.

A Prefeitura de Ouro Preto determinou ainda que todos os locais que oferecem os testes, unidades de saúde da rede pública e privada, incluindo laboratórios, e farmácias, devem comunicar diariamente os resultados das testagens realizadas em seus estabelecimentos para o monitoramento da Vigilância Epidemiológica. Os boletins informativos dos casos de síndromes gripais e Covid-19 continuam sendo divulgados semanalmente no site e redes institucionais da Prefeitura.

IMPORTANTE: Os pacientes com quadros leves ou moderados devem se direcionar às Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, e aqueles com sintomas mais avançados, à UPA Dom Orione, que funciona 24 horas e atende os casos mais graves.

NOVA ONDA

A Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, comunicou nesta sexta-feira, 18/11, uma tendência de aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave, e os casos de Covid-19 correspondem a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios associados. Os dados foram divulgados em boletim que abrange registros do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica até o dia 14 de novembro.

O levantamento tem mostrado um novo avanço da Covid-19 na população adulta do Brasil desde o início deste mês. Até o final do mês de outubro, o coronavírus foi responsável por 26,4% dos pacientes com SRAG em todo o país país,mas o índice saltou para 47% no novo boletim.

A Fiocruz destaca que a vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento em casos de contágio, mas o seu papel é menor para evitar a transmissão. Por isso, é fundamental que as pessoas voltem a utilizar máscaras em situações específicas, como no transporte público, locais fechados e em locais com aglomeração.