Essa semana aconteceu a posse dos 72 membros que foram eleitos no processo eleitoral do CHB-Piranga para atuarem durante o exercício de 2023 a 2027. O evento aconteceu na sede do Sindicato Rural de Ponte Nova e, além de empossar os novos membros que deliberarão sobre a política hídrica da bacia nos próximos anos, realizou-se a eleição da nova diretoria onde o município de Ouro Preto representado pelo secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis, ficou com a subsecretaria.

O CBHs são considerados uma espécie de parlamento das águas, onde representantes da da sociedade civil, poder público e usuários, eleitos, discutem e decidem sobre a gestão dos recursos hídricos e execução de ações a serem realizadas nos territórios em que as bacias estão inseridas.

O CBH-Piranga foi instituído por meio do Decreto Estadual n° 43.101 e possui poder de Estado e atribuição legal de deliberar, conforme a legislação, sobre a gestão da água nas respectivas áreas de abrangência.      Como secretário-adjunto, Chiquinho de Assis ressaltou a participação dos 77 municípios da Bacia do Piranga na discussão dos projetos a serem desenvolvidos. “Momento importante, plenária cheia, prevalecendo a diversidade. Juntos, iremos trazer pautas importantes para reforçar o papel dos municípios em parceria com o comitê. É importante os municípios da Bacia do Piranga terem ciência da força do comitê, da necessidade da participação de todos em prol da bacia”.

Por Luiza Carneiro de Oliveira – Assessoria Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto