Vai ser aberto em Ouro Preto no dia 13 de abril, às 10h00, o Museu Boulieu, um novo equipamento cultural que abrigará 1.050 peças doadas em 2014 à Arquidiocese de Mariana por Maria Helena e Jacques Boulieu. São objetos de arte acumulados desde a década de 1950 pelo casal franco-brasileiro ao longo das viagens por países colonizados por Portugal e Espanha.
Com curadoria de Angelo Oswaldo, o museu abrigará uma exposição de esculturas, pinturas, oratórios, imagens, aparatos litúrgicos e outros objetos que fazem referência ao catolicismo do fim do século XVII até o início do XX. A mostra inaugural contará ainda com duas obras cedidas temporariamente pela família de Jorge Yunes, empresário do ramo editorial e colecionador.
O novo museu está sendo instalado no imóvel da “casa do capelão”, na rua Padre Rolim, junto ao conjunto da antiga Santa Casa de Misericórdia, hoje Paço da Misericórdia, em espaço cedido ao Instituto Boulieu pela Prefeitura Municipal, para promover a cultura e o turismo no Município.
Ao visitar os objetos artísticos em exposição, o público será recebido pela voz de Maria Bethânia entoando poemas de Fernando Pessoa e Camões, acompanhada de imagens que introduzem ao novo caminho para as Índias. Completa a programação de abertura do novo espaço uma mostra do fotógrafo argentino Horacio Coppola, realizada em parceria com o Instituto Moreira Salles, com imagens de sua visita a Minas Gerais em 1945.
Museu Boulieu estará aberto ao público diariamente das 10h00 às 18h00, exceto nas terças-feiras. As entradas custam R$10 (inteira) e R$5 (meia). Excepcionalmente nas quartas-feiras, o museu funcionará das 13h00 às 22h00, com entrada franca.
Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto
Fotos: Divulgação/Instituto Pedra