As catadoras das Associações ACMAR, AMRAP, ACARV e representantes do Grupo Melhor Idade Renascer, participaram da “Oficina  Outubro Rosa: Com as Catadoras de Materiais Recicláveis de Ouro Preto”,  no dia 20 de outubro, das 8h às 17h , no Centro de Saúde, Morro do Cruzeiro.

A oficina foi uma realização da  Prefeitura Municipal de Ouro Preto,  através da Secretaria de Meio Ambiente e da UFOP por meio do Programa de Extensão Engenharia para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Social, com apoio do Centro de Saúde, e teve como objetivo realizar ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e outras questões sobre a saúde da mulher.

Inicialmente, foram acolhidas pelo servidor da SEMMA, Luciano Pereira, com uma música em homenagem às mulheres, logo depois Maria das Graças da SEMMA fez uma dinâmica sobre meio ambiente e auto estima. Em seguida, a Professora Cláudia Carneiro coordenou a apresentação das participantes e uma dinâmica de barbante, simultaneamente, as catadoras fizeram avaliação ginecológica, exames:  ISTs, as Infecções Sexualmente Transmissíveis. No final da manhã, foi realizada a dinâmica “Dignidade Menstrual” com a Professora Isabel Almeida.

Depois do almoço, as catadoras participaram da oficina de mandala,  uma roda de conversa e reflexões sobre a prevenção de doenças no colo do útero e da mama, também coordenada pela Professora Cláudia Carneiro.

 No final, foi possível verificar a satisfação das Catadoras através dos depoimentos e relatos sobre o quanto a atividade foi positiva, prazerosa e enriquecedora. 

Fonte: Assessoria Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto