Ouro Preto – O deputado federal Padre João (PT) participou do 3º Seminário Gestão Hospitalar e Sustentabilidade na Saúde realizado nesta quinta-feira (05/11), pela Santa Casa de Ouro Preto. O deputado destacou que foram descontingenciados R$ 66 mil de emenda parlamentar, destinados ao custeio das atividades da Santa Casa.
“Estamos aqui pela própria história da Santa Casa, que completa 300 anos, uma estrutura que serve ao povo. Temos que estruturar os hospitais do interior. O momento de doença já é um sofrimento que não precisa ser ampliado em busca de tratamento fora do domicílio, como muitos acabam recorrendo à Belo Horizonte”.
Padre João, que é o deputado federal mais votado em Ouro Preto, explicou que sua emenda é impositiva, ou seja, não poderia ficar sem ser paga. “Os R$ 66 mil só poderão ser utilizados no custeio, pois a Santa Casa não tem a CND (Certidão Negativa de Débito)”.Deixando a entender que se que não houvesse a restrição outros recursos poderiam ser destinados à entidade.
Sobre o Seminário, o deputado parabenizou a iniciativa por fortalecer os vínculos com os parceiros e por apresentar à comunidade a real situação das contas e dos projetos da instituição. “Venho parabenizar a iniciativa do 3º seminário, que analisa os rumos da Santa Casa que garantam sua sustentabilidade”.
Padre João destacou a importância de se fortalecer o SUS, para que os serviços prestados por instituições filantrópicas sejam melhor remunerados e não caiam na armadilhas das dívidas. “Precisamos criar condições para que o SUS remunere de forma justa os serviços da Santa Casa por exemplo, que não tem fins lucrativos, mas que tem seus custos operacionais e não pode trabalhar em déficit.”