O deputado federal Padre João destinou mais 135 mil reais para o município de Ouro Branco. Desta vez, foram contemplados o Instituto Federal, que receberá 100 mil, o Lar Comunitário Frederico Ozanam receberá 35 mil, por meio do Fundo Estadual de Assistência Social e a Comunidade Terapêutica Bom Pastor receberá 100 mil. Estas emendas são do orçamento de 2020 e são impositivas, ou seja, o governo é obrigado a pagar.
O deputado atende aos pedidos das lideranças da comunidade e do diretório do Partido dos Trabalhadores. Segundo o parlamentar, os recursos para o Instituto Federal representa o compromisso com a educação e com o desenvolvimento da região. Desde a inauguração do Instituto em Ouro Branco, em 2011 e, também, do Campus da Universidade Federal de São Del Rei em Ouro Branco, em 2007. Todos os anos o parlamentar destina recursos, via emenda parlamentar, para as instituições de ensino técnico e superior em todo Estado de Minas Gerais.
Por outro lado, o deputado também destina recursos para investimento em saúde em hospitais filantrópicos e públicos, para as prefeituras e também para Assistência Social. E a Região do Alto Paraopeba tem recebido todos os anos aportes financeiros para estas áreas.
Padre João lembra que o recursos públicos para Educação, Saúde e Assistência Social tiveram perdas bilionárias com a aprovação de PEC 245, em 2016, que congelou os investimentos por 20 anos nestas três áreas. “Eu votei contra esta PEC, atual Emenda Constitucional 95. Estamos sentido na pele o sucateamento do SUS – Sistema Único de Saúde. E não fosse o SUS neste momento de pandemia, as mortes seriam muito maiores, atingindo, sobretudo os mais pobres. Precisamos revogar esta emenda e fortalecer cada vez mais o nosso SUS”, afirma Padre João.