O evento irá acontecer nos dias 22 e 28 de setembro

O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) irá realizar o evento de Encerramento da Temporada de Montanhismo de 2024 nos dias 22 e 28 de setembro, pela manhã e à tarde. A programação é aberta a todos os maiores de 18 anos e inclui diferentes práticas esportivas radicais e de aventuras ligadas ao montanhismo. 


Escaladores praticando o esporte em um dos bouldes localizados dentro do Parque Natural Municipal das Andorinhas. Foto: Sarah Moreira

Essa é a sua primeira edição. O evento visa encerrar com chave de ouro a temporada de montanhismo, que iniciou em junho, e promover a integração de práticas esportivas saudáveis para a comunidade. No domingo, 22 de setembro, as atividades começam às 8h, com o mountain bike, escalada esportiva e trekking (prática de fazer caminhadas em paisagens naturais), e encerram-se as atividades com o rapel, às 13h. No domingo seguinte, 28 de setembro, uma corrida nas trilhas do parque irá acontecer. Todas as atividades são acompanhadas por monitores, com experiência prévia nos esportes de montanhismo. 

A ideia central do evento é aproveitar as paisagens e características únicas do relevo do Parque das Andorinhas, para prática desses esportes e promover a ampla participação do público. O evento é destinado a adultos que querem praticar esportes ao ar livre. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário do Google Forms, disponível na página oficial do Instagram do parque (@pmandorinhas), além de levar 1kg de alimento não perecível, no dia do evento. As vagas para cada prática esportiva são limitadas.

O Parque Natural Municipal das Andorinhas está localizado na sede do município de Ouro Preto e é aberto para visitação todos os dias, das 8h às 18h.  Com uma vegetação nativa da Mata Atlântica e do Cerrado, o parque encanta seus visitantes com suas paisagens exuberantes, cachoeiras e piscinas naturais. O local também é muito procurado para esportes de montanhismo. Devido ao seu relevo único, o parque é um destaque nacional para prática de escaladas, sediando um dos mais importantes eventos nacionais do esporte anualmente, o Ouroboulder. 

Por Sarah Moreira/Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável