Nesta quinta-feira, às 10 horas da manhã, aconteceu no Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães a Audiência Pública promovida pelo governo do estado de Minas Gerais. A intenção da audiência era explicar com mais detalhes como será feita a duplicação da BR-356 no trecho do Lote 7 – Ouro Preto e principalmente como funcionará a concessão do trecho.
De acordo com os membros da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidades e Parcerias (Seinfra), a concessão é vantajosa pois garante eficiência profissional e qualidade do serviço. Os benefícios esperados com as obras são: melhoria da segurança viária, redução dos custos logísticos, geração de receita para os municípios, maior fluidez e geração de empregos. Além disso, a expectativa é de uma diminuição de 48 minutos de tempo de viagem entre Mariana e Belo Horizonte.
O Lote Ouro Preto – Mariana, também conhecido como Lote 7, possui 187,1km de extensão, passando por 11 municípios e atingindo 460 mil habitantes. Esse trecho está inserido na BR-356 (83,3km), na MG-262 (72,8 km) e na MG-329 (31km). De acordo com a Seinfra, a média de acidentes anuais no trecho é de 181 acidentes, sendo a maior causa deles a colisão de veículos.
Os principais investimentos previstos são: duplicação da rodovia (67,36 km), faixas adicionais (39,8 km), contorno em Cachoeira do Campo (7,3 km), obras de artes especiais (16 unidades), melhorias em acessos (99 acessos), parada de ônibus (66 unidades) e passarelas (11 unidades).
O cronograma contratual consiste em, inicialmente, regularização da pista, recapeamento, eliminação de afundamento, trinca, renovação da pintura, substituição das placas e barreiras, capina, roçada e limpeza do sistema de drenagem. A partir do final do primeiro ano, entra o processo de recuperação com troca de pavimento e reforço da estrutura do asfalto. A partir da licença ambiental para obras iniciam-se as obras de duplicação e faixas adicionais. Além disso, durante toda a vigência do contrato é de responsabilidade da empresa fazer manutenção e conservação.
O pedágio será pelo sistema “free-flow”, semelhante ao “Sem Parar”. Dessa forma os pedágios serão cobrados automaticamente sem a necessidade de o veículo parar. O sistema funcionará por meio de câmeras e antenas que estarão localizadas em 4 pórticos. O primeiro pórtico (P01) será em Nova Lima, na BR-356. O P02 será em Ouro Preto (BR-356). O P03 será em Acaiaca (MG-262). O P04 será em Ponte Nova (MG-329). Todos os pedágios custarão R$5,59.
A audiência pública, na verdade, teve uma adesão muito pequena da população. Os membros da mesa técnica foram questionados em relação à data e ao horário escolhidos, uma vez que aconteceu exatamente no mesmo momento da diplomação dos candidatos eleitos de Mariana. Por sua vez, a presença dos membros políticos da cidade não conseguiram participar.
Por Marcella Torres