O Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), através da Câmara de Atividades Minerais, discutiu hoje, desde as 9 horas da manhã, a Licença Corretiva (LOC) da mineradora Samarco e decidiu aprovar o licenciamento que permite a mineradora voltar a operar em Ouro Preto e Mariana no complexo de Germano.

A reunião que durou até por volta das 17 horas, ocorreu em Belo Horizonte, no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O resultando dos votos dos conselheiros foi de 10 votos favoráveis, 1 contra e uma abstenção.

O vereador de Ouro Preto, Vander Leitoa (PV), foi um dos representantes do legislativo ouro-pretano presentes na ocasião. Segundo Vander a decisão foi favorável à cidade, “Representando e defendendo o uso sustentável do Meio-Ambiente e os direitos dos trabalhadores, assim como a economia local apoio o retorno das atividades minerárias da Samarco. Os resultados foram satisfatórios pra nossa região. Reafirmo meu apoio à classe trabalhadora e meu compromisso em promover políticas favoráveis ao uso sustentável dos recursos da nossa cidade e distritos.”

A Samarco espera reiniciar as suas operações utilizando novas tecnologias para o empilhamento de rejeitos a seco. Dessa forma, o retorno das atividades relacionadas à extração de minério de ferro, às plantas de beneficiamento em Germano, Mariana, e à planta de pelotização no Complexo de Ubu, localizada em Anchieta (ES), apenas ocorrerá após a implementação de um sistema de filtragem.

Após a implementação do sistema de filtragem, sujeita à aprovação de seus acionistas, a Samarco estima que a retomada de suas atividades ocorrerá por volta do final do ano de 2020.

“Com a aprovação da LOC, a Samarco está autorizada a reiniciar as operações. Entretanto, inicialmente precisamos adotar novas tecnologias de filtragem que aumentarão a segurança, o princípio fundamental que guia o nosso trabalho”, afirma o diretor-presidente, Rodrigo Vilela.

A construção da planta de filtragem, que deverá ocorrer em um prazo aproximado de 12 meses a contar da obtenção da LOC.  Durante este período, a empresa continuará com as atividades de prontidão operacional, que inclui a manutenção de equipamentos.

Animação do sistema de filtragem:

https://www.diariodeouropreto.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Sistema_Filtragem_Animacao_Samarco_Out19.mp4