Em retorno ao contato feito pela reportagem no dia 19/04, a empresa encaminhou a seguintes respostas:
1- Qual é o programa de Educação Ambiental?
A reunião realizada no dia 14 de abril na Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo foi a continuidade do primeiro diálogo iniciado em 18 de março, acerca do processo de Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP), que está previsto na Deliberação Normativa do Conselho de Política Ambiental do Estado de Minas Gerais, nº 238/2020 e que estabelece as diretrizes para elaboração do Programa de Educação Ambiental (PEA) nos empreendimentos em Minas Gerais.
Importante destacar que a Irmãos Machado já possui um Programa de Educação Ambiental em execução, porém, a cada três anos o programa pode ser atualizado. As demandas discutidas em reunião vão auxiliar na elaboração das ações do PEA para os próximos 3 anos, iniciando-se em 2024.
Destacamos, no entanto, que apesar da ampla participação popular, o que é defendido e tido como “bem-vindo” pela empresa, não se trata de uma audiência pública. Entendemos que a participação popular é muito importante em todos os momentos e que são estas oportunidades que aproximam ainda a empresa da comunidade local. Estamos acompanhando de perto todas as demandas da comunidade e não nos refutamos em atendê-las sempre que possível.
2- Quais são as medidas para mitigar os impactos reclamados pela comunidade?
A Irmãos Machado cumpre todas as condicionantes do seu licenciamento ambiental as quais são monitoradas e fiscalizadas pelo órgão ambiental competente.
Ressaltamos ainda que todas as reclamações registradas são avaliadas com cuidado, pois, a Pedreira Irmãos Machado está integrada na comunidade, sendo a principal empregadora de Amarantina e a empresa responsável pela maior parcela de circulação de valores no distrito, contribuindo para o fortalecimento econômico local.