Esporte, artesanato, sustentabilidade, produtos orgânicos. Sete novos negócios, de setores variados, estão prestes a tomar forma, contribuindo para a economia criativa local nos distritos de Antônio Pereira e Engenheiro Corrêa, em Ouro Preto. Os projetos foram selecionados para a etapa de aceleração do Projeto Horizonte, iniciativa da Vale em parceria com a empresa de educação empreendedora Semente Negócios, que busca estimular o desenvolvimento de negócios focados em criar soluções inovadoras para os problemas enfrentados pelos moradores locais. Na etapa de aceleração, que teve início em novembro e vai até outubro de 2022, os empreendedores têm acesso a consultorias especializadas em suas áreas de atuação, mentorias, rede de parceiros e um aporte de até R$ 50 mil em capital semente – financiamento para empresas que começam a dar os primeiros passos.
Empreendedores em Macacos, Barão de Cocais, Santa Bárbara, André do Mato Dentro, Barra Feliz e Cruz dos Peixotos (distritos de Santa Bárbara), Itabirito, também se beneficiaram do Projeto Horizonte. A primeira etapa, a Maratona Empreendedora, capacitou mais de 1.200 pessoas, direta e indiretamente, com negócios em quatro frentes: Soluções para Cidades Sustentáveis e Economia Circular, Desenvolvimento rural e turismo ecológico, Inclusão digital, educação e infraestrutura e Saúde comunitária e tecnologias para o bem-estar.
Todos passaram por oficinas, bate papos com empreendedores, webinários, sessões para tirar dúvidas e outras atividades em temas relativos ao empreendedorismo e à inovação. Na fase da pré-aceleração, foi a vez de testarem e validarem seus negócios.
Na fase de aceleração participam 39 projetos. Os que demonstrarem aptos como negócios sociais e negócios de impacto serão selecionados para a graduação, quando serão apresentados a parceiros e stakeholders. “Nosso objetivo, ao financiar o Projeto Horizonte, é gerar oportunidades de melhoria das condições de vida nesses municípios. Entendemos que na medida em que se capacitam, poderão gerar mais negócios, renda para suas famílias e ampliar o mercado de trabalho de suas comunidades”, analisa Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Vale.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Vale
Foto: Divulgação