Um grande público prestigiou a quarta entrega de Moção de Aplauso de 2019 da Câmara Municipal de Ouro Preto na terça-feira (22). Trinta e uma pessoas e entidades foram reconhecidas pelos serviços prestados à comunidade nas áreas social, cultural, educacional e esportiva.
O presidente da Câmara, vereador Juliano Ferreira (MDB), destacou a importância dessa homenagem. “A gente tem que reconhecer esse trabalho e tem que ter essa valorização para que essas pessoas não desistam desse trabalho. A gente sabe que, muitas vezes, no caso do funcionário público homenageado, ele faz funções além daquelas que são a sua obrigação, para que possa atender ao cidadão de uma forma mais proveitosa. Já aqueles que são da sociedade civil, as vezes acabam até suprindo a falta de alguns atendimentos que o poder público não consegue oferecer para sociedade. Essas homenagens são importantes nesse sentido, é uma forma de reconhecer o trabalho que essas pessoas fazem com tanta dedicação para a população de Ouro Preto”, disse.
O médico Thiago Souza Piuzana, um dos homenageados desta edição, agradeceu o reconhecimento. “Fico muito feliz com essa moção porque essa Casa Legislativa é a representante legal do povo. E se ela me homenageou, é sinal de que o povo está feliz com meu trabalho, que faço com muita dedicação e entusiasmo, sempre em prol de toda população. Dou o meu melhor para oferecer o melhor serviço possível na minha área, que é Otorrinolaringologia, para os ouro-pretanos”.
O integrante do grupo de teatro “Os Amadores”, Arlindo Mendes, conhecido como Arlindo Barata, pontuou que a homenagem é um marco para o grupo. “É muito gratificante para gente, só temos a ganhar com isso. Quero agradecer ao vereador Luciano e toda essa Casa por nos proporcionar esse momento tão especial. Só temos a crescer com essa Moção. Esse foi um dos maiores prêmios que recebemos até hoje. Os 10 componentes do nosso grupo são voluntários e já fizemos vários trabalhos em escolas da nossa cidade. Também já nos apresentamos na Transcotta, Turim, Samarco. Iniciamos na Alcan, em 2013, e estamos firmes e fortes até hoje. Com essa homenagem, ganhamos mais forças para fazer esse trabalho voluntário, ajudando outras pessoas”.
Já o músico Vicente de Paula Gomes pontuou que essa foi a primeira vez que foi agraciado com uma homenagem. “Trabalhei por 38 anos na Casa da Ópera e nunca tinha sido reconhecido. Sou de uma época que a gente batalhava demais, entrava no teatro às 7h e saía às 3h. Tive a oportunidade de aprender muito trabalhando lá, fiz várias amizades e tive contato com diversos artistas, como Fernanda Montenegro e Paulo Autran. O teatro se tornou a minha segunda casa. Fiquei muito emocionado em receber essa homenagem. Agradeço o carinho de todos os amigos de Ouro Preto e por todo o apoio”.
Entre as homenageadas com a moção de aplauso estava a funcionária pública Elenice Afonso, ela foi indicada pelo vereador Vander Leitoa. “Quando a gente recebe uma homenagem especial, ser servidora é quase um crime. O Estado não tem que ser mínimo. O estado tem que ser máximo, máximo na saúde, na educação”. Quando os funcionários do Arquivo Público Municipal receberam a moção de aplausos o vereador Chiquinho e Assis (PV) destacou que Elenice “é a prova que a educação é para todos, se formou historiadora na Ufop. Ela me fez chorar de alegria pelo cuidado com nossos arquivos”.
O vereador relatou que quando foi secretário de cultura recebeu a informação de que a água da chuva molhava o arquivo municipal. “Ao chegarmos lá nos deparamos com Elenice retirando os arquivos e cobrindo o que era possível”.
A próxima cerimônia de entrega de Moção de Aplauso será no dia 12 de novembro.