A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, na quinta-feira, dia 01/08/24, a Operaçãó “SHAMAR”, a qual teve seu lançamento em todo país e dentro da Campanha ́”Agosto Lilás 2024″. O nome da operação é uma palavra em hebraico que significa ́”cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”. Na área do 52º Batalhão de Polícia Militar (52º BPM), a Operação foi lançada na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e será efetuada também em Mariana, Itabirito e Diogo de Vasconcelos.

A Campanha visa intensificar, durante todo mês de agosto, as ações e os programas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres de Minas Gerais, bem como os crimes de feminicídio. No dia 07 de agosto de 2006, foi sancionada a Lei Federal no 11.340, conhecida como ́Lei Maria da Penha ́. A Lei está completando 18 anos e tem como objetivo amparar as mulheres vítimas de violência, seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

A Campanha ́Agosto Lilás ́ 2024 da PMMG promove a mobilização social necessária referente a todas as formas de violência contra a mulher, e fomenta denúncias relativas a esse tipo de crime. Além do efetivo normal, a PMMG possui, desde 2021, equipes específicas de Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD).

Para denunciar alguma ação de violência contra a mulher, ligue para os telefones 190, 181 ou 180. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Informa o 52º Batalhão da Polícia Militar