Nesta quarta-feira, 7, às 9 h, os deputados da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizam audiência pública para debater a possibilidade de retorno das aulas no próximo dia 19. Uma liminar divulgada nesta terça-feira como resposta ao mandado de segurança impetrado pelo SindUTE MG suspendeu o retorno até que sejam adotadas medidas que assegurem a atividade escolar sem risco para servidores e estudantes. No entanto, em coletiva ao meio dia, a Secretaria Estadual de Saúde manteve o cronograma.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira, que preside a Comissão e é autora do requerimento para a audiência, avalia que o Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, anunciado pelo Governo do Estado, teria pouca eficácia no combate ao contágio. “O protocolo é bonito, mas diferente da realidade da rede estadual que tem quase mil escolas sem refeitório em que os meninos comem pelos corredores, sentados no chão, no banquinho. Como vamos conseguir o distanciamento social se sequer um espaço adequado para alimentação escolar as escolas têm?”, questiona.

Em 6 meses de pandemia, alerta a deputada, o governo do Estado não fez nenhum investimento na infraestrutura, compra de material para proteção de servidores e comunidade escolar, ou contratação de pessoal.

Dentre os convidados para a audiência está a Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação, do Ministério Público Estadual; o Sind-UTE MG, a Fiocruz, o Fórum Estadual Permanente da Educação e o Governo do Estado.