O prefeito de Mariana, Juliano Duarte, encaminhou hoje, terça-feira, 25, dois projetos de Lei para serem votados na Câmara, em reunião extraordinária. Um desses projeto propõe aumento de 16,34% para todos os servidores do município, um valor que representa, de acordo com o prefeito, “o maior reajuste da história de Mariana”.

Serão beneficiados com o aumento todos os servidores públicos, incluindo os trabalhadores do SAAE, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana, a autarquia responsável pelo saneamento básico na cidade e seus distritos. O reajuste previsto no PL apresentado só não atingirá os agentes políticos, ou seja, o chefe do executivo (o prefeito), seus secretários municipais, seus adjuntos e correlatos.

Outra boa notícia é o início do Tarifa Zero no transporte público de Mariana. A partir de 1º de fevereiro os marianenses contarão com isenção total nas passagens de ônibus em todas as linhas urbanas do transporte coletivo, incluindo sede e distritos. Segundo Juliano, “em virtude da Lei ter sido aprovada no dia 29 de dezembro, não foi possível colocar os veículos para rodar a partir de 1º de janeiro, o prazo foi muito curto para realizar a mobilização e os contratos com a empresa”.

O projeto deverá passar novamente na Câmara apenas em razão dessa alteração no prazo previsto, e o prefeito conta com o suporte, boa vontade e colaboração dos vereadores para que todos esses benefícios, tanto o aumento dos servidores como a gratuidade no transporte coletivo sejam votados e aprovados na próxima semana.

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto