A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo, deu início em março à temporada de 2023 do projeto ‘Conhecendo Itabirito: Itabirito ontem e hoje’. A iniciativa, em parceria com as Secretarias de Educação, Transportes, Segurança e Trânsito e de Meio Ambiente, contempla alunos do 3° ano do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino, além da Apae.
A visita guiada oferece aprendizado sobre a história do município por meio de turismo pedagógico e do contato com relatos e construções datadas dos séculos XVIII e XIX, além de monumentos e espaços públicos modernos.
“O município oferece às crianças um conteúdo extraclasse que agrega valor ao aprendizado. A preservação da memória histórica e cultural de Itabirito depende das futuras gerações. Prepará-las para esse propósito é um dever que nos gratifica”, destacou a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo, Júnia Melillo.
Programação diversificada
A programação tem início no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Tombadouro. A seguir, os estudantes conhecem a história da Rua do Rosário, do casarão de Paulo Josafá – atualmente, sede da Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo – e da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Ainda no Centro Histórico, os alunos percorrerão a ladeira São Francisco, o antigo quartel da Polícia Militar, Fábrica Velha e Atelier de Artes Integradas. A visitação é finalizada no Parque Ecológico, de onde os alunos retornam à escola.
“O Conhecendo Itabirito é desenvolvido há mais de 10 anos. É uma oportunidade ímpar de conhecer a história. Por meio da educação patrimonial, as crianças são instruídas sobre a importância de preservar a história e o patrimônio”, pontuou o historiador do Centro de Referência e Informação Turísticas (CRIT), Carlos Carmo.
Vivências além da sala de aula
Alunos do 3° ano da Escola Municipal de Acuruí realizaram visita guiada na última sexta-feira, dia 31 de março. A visita agregou ao conteúdo relacionado à história de Itabirito trabalhado com a turma em sala de aula.
“Estar com os alunos presencialmente nas ladeiras, vivenciando a beleza e a riqueza histórica do município, chamou a atenção de forma especial. É um despertar para o conhecimento muito interessante”, comentou a professora, Luciana Pedrosa.
Maria Clara de Lima, de 8 anos, nunca havia passado pelo Centro Histórico e ficou admirada com tudo o que viu. “É muito mais legal aprender aqui do que na sala de aula. Fiquei sabendo muito mais sobre a cidade”, comentou.
Experiências que fortalecem a identidade local. “Esse projeto fortalece a consciência social e a cidadania dos estudantes, bem como possibilita o despertar sobre a importância da conservação dos bens patrimoniais, além de promover o resgate de práticas de lazer e cultura”, finalizou a diretora de Turismo, Rosilene Martins.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Itabirito